Aumentando a Velocidade do seu Blog: #imagens

VELOCIDADE DO BLOG

Olá amores, hoje como toda sexta, vamos a mais um post de ajuda para blogueiras iniciantes, pra quem não acompanha o blog e chegou agora, segue abaixo os posts que já foram feitos:

Voltando ao nosso post, hoje vamos começar a falar sobre Velocidade e Desempenho;

INTRODUÇÃO

Quando pesquisamos qualquer coisa no Google temos milhares de resultados, o usuário, assim como eu e você, costuma clicar em 1, 2, 3, 5 links da primeira página para ter o máximo de opiniões possíveis sobre o assunto.

Nesse momento acontece o seguinte, são feitas requisições aos servidores que armazenam os links que você solicitou, e assim começa o carregamento das páginas, e ai vem o porque do nosso post: os links que demorarem mais para abrir, vão ser os últimos a serem lidos ou nem mesmo vão ser lidos!. Você sabia que a demora no carregamento é um dos maiores fatores para desistência de visitas? pois é, então esta na hora de começar a se atentar pra isso!

Vários fatores influenciam na velocidade do seu blog/site, hoje vamos falar de um dos mais importantes: Imagens.

QUALIDADE DA IMAGEM? TAMANHO? COMPRESSÃO?

Todo o Blog tem um padrão de largura de imagens, exemplo no Blog da Maanuh a largura das imagens devem ser 640px (a medida que se usa para imagens é pixels), o que muitos não sabem, e acabam suicidando a velocidade de seus blogs é que uma imagem de 2500x1500px (Altura x Largura em Pixels) se for mostrada em 640px de largura é a mesma coisa de colocar uma imagem de 640x300px, NÃO HÁ DIFERENÇA VISUAL NENHUMA, a diferença é que uma imagem de 2500x1500px vai gastar umas 10 vezes mais tempo para carregar do que uma de 640x300px, se você não entendeu não tem problema eu vou exemplificar pra ficar mais fácil de entender.

Abaixo segue a mesma imagem, só que de tamanhos diferentes, uma esta com 640x427px (Tamanho 220Kb) e outra com 2000x1333px (1,40Mb), pra vocês terem uma ideia a segunda imagem é quase 7 vezes maior do que a primeira, então reparem se vocês acham alguma diferença em qualidade:

Imagem Pequena Imagem Grande

Viram? Se vocês quiserem comprovar a diferença de tamanho é só clicar na imagem, e eu nem coloquei essa segunda imagem muito grande, o tamanho original dela é 5184x3456px se eu postar uma imagem desse tamanho, rsrsrs, minha internet vai demorar 10m pra carregar só ela, vai ser umas 30 vezes maior do que a primeira que eu postei e NÃO VAI TER DIFERENÇA VISUAL NENHUMA então estamos entendidas? tem hora que eu abro uns blogs que Deus me livre, eu nem deixo carregar, e acredito que a maioria também não, é 30 minutos pra visualizar as fotos de um post.

Então o que devo fazer Maanuh? a solução é bem simples: é só você descobrir a largura das imagens no seu blog (eu posso fazer um post falando sobre isso depois, mas a maioria dos blogs varia entre 600px e 1000px) e enviar as fotos com a largura correta, atenção nunca envie com a largura menor porque ai você começa a perder qualidade.

Eu vou ensinar aqui como redimensionar usando o Photoshop, mas todo programa de imagem faz isso, é só pesquisar no Google: Como redimensionar imagem no X programa, com certeza você vai achar.

REDIMENSIONANDO UMA IMAGEM NO PHOTOSHOP

O processo é bem simples, nem vou usar imagem:

Passo 1: Abra o Photoshop. Clique em “Arquivo” > “Abrir” (“File” > “Open”) ou use o atalho Ctrl+O para abrir a imagem que deseja redimensionar;

Passo 2: Com a imagem aberta, vá em “Imagem” > “Tamanho da imagem” (“Image” > “Image Size”) ou opte pelo atalho Alt+Ctrl+I;

Passo 3: Agora em “Tamanho do Documento” (“Document Size”), vamos trocar de cm para pixels;

Passo 4: Insira a largura que deseja aplicar na sua imagem. No meu caso eu usaria 640 que é a largura das imagens no post do blog, verifique também se a opção de manter proporções esta marcada, caso não esteja clique do lado de onde fica as medidas para ativar;

Passo 5: Salve sua foto clicando em “Arquivo” > “Salvar Como…” (“File” > “Save As…”).

Pronto, agora você pode enviar sua imagem para seu blog e seus leitores vão te agradecer!!! então era só isso Maanuh? não haha, na verdade isso resolve 95% do problema, mas existe uma outra coisinha que podemos fazer, que é comprimir a imagem para que ela fique com tamanho menor e mesma qualidade é claro.

PLUG-IN DE COMPRESSÃO PARA WORDPRESS

Como trabalho com WordPress vou indicar o WP-Smush.it mas existem vários por ai, e é bem simples de usar é só instalar e pronto, toda vez que você fizer upload de alguma imagem ele já vai comprimir pra você.

Pra quem não usa WordPress procure no google sobre Ferramentas de Compressão de Imagens, se a sua plataforma não tiver, você também pode usar um programa externo comprimir e depois enviar para o seu blog, da um pouco mais de trabalho mas o resultado é o mesmo!

Então era isso meninas, espero ter ajudado, se tiverem alguma dúvida é só perguntar nos comentários, se não tiverem comentem também se gostaram ou não,

Mil Beijos e semana que vem tem mais!

12 respostas para “Aumentando a Velocidade do seu Blog: #imagens”

  1. Oiii

    Mais uma dica de ouro!

    Maanuh, você nem imagina o quanto os teus post estão me ajudando!

    Você e a Jessica do Keep Calm Diy são as minhas blogueiras favoritas, indico pra todo mundo!

    Beijão!

    • Maanuh Scotá disse:

      Oiii Patrícia, muito obrigada flor, a Jessica é muito gente boa e sincera também,

      Ajudar nunca é demais né, mil beijos pra você e obrigada por estar sempre por aqui ^^

  2. Descobri isso quando eu mesma abria meu blog e achava demorado d+ comparado aos outros. Essa dica é realmente valiosa! 🙂

  3. Renata Barcelo disse:

    Maanuh acho que faltou uma boa escrita, pois entro em uns Blogs que estão começando que eu desisto de lê porque os erros e as concordâncias gramaticais são horríveis.
    Bom minha hulmide opinião.

    Beijocas Rê

  4. Daya Souza disse:

    Manuh sua lindona suas dicas são preciosas, eu assisti o hangout seu e do seu marido, foi maravilhoso,Deus continue te abençoando e muito sucesso cada vez mais

  5. Hozana disse:

    Amando todas essas dicas.

    Obrigada!!

  6. Hozana disse:

    Estou viciada em seu blog!
    Quem tira as suas fotos, e quantos dias da semana Vc fotógrafa?
    Dá umas dicas de como se organizar para ter fotos pra semana toda.
    Beijos e que Deus continue te abençoado ricamente.

  7. Ameiii a dica Maanuh! Não tenho a minima paciencia de esperar paginas carregarem tbm, e o seu blog é um dos mais rápidos que acesso! A dica do plugging vai ajudar muito tbm pq não é necessario fazer o trabalho manualmente 🙂

  8. Nossa, estou gostando muito de suas dicas para usar em meu blog. parabéns.

  9. AnaLi Silva disse:

    Manuuuuuuuuu,

    Migaaa ótimas dicas e estão me ajudando muito, pois criei um blog a pouco tempo, mas estou adorando a experiência, e seus posts estão gravadinhos aqui, para seguir as dicas, que a meu ver são válidas….
    Um bjoooo grande

    http://www.levanabagagem.com

  10. sevisadi disse:

    Linda e inteligente,excelentes dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+

Top comentaristas

  • Top Commentator Award Emi (230)
  • Top Commentator Award Gabriele (222)
  • Top Commentator Award Ana Paula Barbosa (178)
  • Top Commentator Award Mônica Rodrigues (35)
  • Top Commentator Award Milene Silva (20)
  • Top Commentator Award Karine Rangel (15)
  • Top Commentator Award Ana Monteiro (8)
  • Top Commentator Award Taciane Araujo (7)
  • Top Commentator Award Yasmin (7)
  • Top Commentator Award Hevane soares (6)