Empresas e Blogs – Tudo o que você precisa saber

Oieee, hoje vamos falar sobre empresas e blogs, tentar esclarecer um pouco desse mercado e o que tenho aprendido a respeito. Vi algumas coisas em uma matéria na tv essa semana e quis bater papo com as colegas de profissão que passam por aqui hehe. Vamos ao que interessa:

A HISTÓRIA

No início blogs e empresas não tinham nenhuma forma de contato. Os primeiros blogs (criados por volta de 1997), eram diários virtuais e tratavam basicamente sobre a vida dos autores ou de acontecimentos/coisas ligadas a eles, fazendo jus ao nome (Blog é a contração do termo inglês web log, “diário da rede”). Com o passar do tempo, a palavra blog assumiu um significado maior do que apenas textos pessoais, oferecendo outros tipos de mídia, como: fotos, vídeos, músicas, e abrangendo cada vez mais conteúdos variados.

Com a profissionalização dos blogs, esse cenário foi mudando, e as empresas cada vez mais tem buscado parcerias com os mesmos. Só que esse mercado ainda é novo, e as empresas e blogs estão aprendendo como se relacionar. E é especificamente sobre isso que vou falar.

EMPRESAS E A PROCURA POR BLOGS

No documentário que vi foi na Globo News, citaram que as empresas estão notando a importância de entrar no mundo dos blogs, mas que estão fazendo isso muitas vezes de maneira errada.

Os blogs trazem uma nova forma de relacionamento empresa-cliente, porque diferentemente do que acontece na TV que um artista consegue fazer propaganda de um produto sem nem mesmo conhecer (exemplo aquela propaganda da friboi com o Roberto Carlos), os autores dos blogs costumam não abrir mão de sua personalidade por causa de um valor ou quantia, fazendo com que tenham bastante credibilidade perante seus leitores, eu mesma já recebi propostas rentáveis que não aceitei porque não tinham nada a ver comigo nem com meu público.

O QUE AS EMPRESAS DEVEM ANALISAR

Existem vários fatores que diferenciam um blog do outro: tempo no mercado, tamanho de público, localização, faixa etária, sexo, estilo de público e por ai vai. Essas informações você encontra no Mídia Kit do blog, que nada mais é que o currículo do mesmo. Mas quero listar outras coisas, que pra mim são mais importantes ao analisar um blog:

 Redes Sociais podem sim mostrar o tamanho do blog, mas tome cuidado, de que adianta uma página ter 50.000 seguidores no Facebook, mas nas postagens ter 60 curtidas/1 compartilhamento? Ou seja, nesses casos ou são curtidas compradas ou a página não tem nenhum engajamento (credibilidade por parte dos fãs);
Outra coisa são visualizações de página, não adianta um blog ter 200.000 visualizações de páginas e não ter interação do público, não ter comentário, não ter feedback.

Esses dois dados acima, assim como dados de Instagram, Twitter e etc… na maioria das vezes são orgânicos (foram construídos naturalmente), mas hoje em dia infelizmente muitos blogs usam de algumas tramoias para conseguir visualizações de página e números nas redes sociais. Então fique de olho, analise se tem interação do público, e blogueiras, não façam isso!!!

ENTENDI, E AGORA?

Se você analisar certinho, e o blog tiver as qualidades que procura, tenha certeza que você vai ter sucesso. Vou contar minha primeira experiência pra você entender, minha primeira parceria foi com a Loja Menina do Laço, eu e a loja eramos calouros, foi a primeira parceria pra ela e pra mim, começamos com troca de produtos, e ao passo que as coisas foram dando certo para ambos os lados, fomos modificando nossas relações. Somos parceiros até hoje, e a loja até abriu um leque enorme de parcerias, e hoje é divulgada por vários blogs.

Manter um blog profissionalmente da muito trabalho, é igual ou até mais trabalhoso que um trabalho “comum”, e os blogs profissionais trazem retorno de verdade para as marcas, as empresas aqui no Brasil ainda tem um pouco de receio de investir, vocês sabiam que uma propaganda no site da globo custa valores acima de 5,6 dígitos? E vocês acham que as marcas não tem retorno? Claro que tem, se não não divulgavam.

Então para resumir essa parte das empresas, se você tem uma loja, empresa, ateliê ou qualquer coisa e quer uma divulgação que lhe traga mais rentabilidade? Estude os blogs relacionados aos seus produtos e vá sem medo que o sucesso é certo!

 TENHO UM BLOG, COMO COBRAR?

Já quero adiantar que todo conteúdo abaixo é uma opinião minha, e que assim como muitos, estou aqui também para aprender. Hoje não temos um órgão para regularizar os blogs (pelo menos não conheço), mas as vezes sinto falta pela falta de regras.

De todos os assuntos tratados pelos blogs, acho que o mais delicado é o assunto dinheiro/rentabilidade, não vou discutir sobre isso aqui, pois quero falar de outras coisas, mas vou deixar um link do post mais completo que encontrei sobre isso até hoje, que foi o da Jessica do KeepCalmDiy (um fofa, e muiiiiiiito profissional), clique aqui para ver o post.

Se você tem um blog somente por hobbie e não é seu trabalho, pode desconsiderar os tópicos abaixo. Vamos a algumas considerações que eu acho que todo blog deveria saber ou até seguir:

O seu trabalho tem valor, seu suor tem valor, então se valorize;
– Se seu blog é pequeno (considero pequeno blogs com menos de 50.000 pageviews/mês), tudo bem, você pode trabalhar somente por permuta, agora se seu blog já tem 100, 200, 300 mil pageviews/mês e um público fiel, se valorize, considere começar a cobrar, comece por valores mais baixos e vá crescendo de acordo com seu público, a questão aqui não é ser gananciosa, é ser honesta com seu trabalho!
– Trate bem as empresas, para que elas voltem a fazer parcerias, e também queiram fazer parceria com outros blogs, uma loja me procurou certa vez achando que blogueira é tudo mercenária, a moça estava toda armada por causa de uma experiência ruim que teve com a ultima blogueira.
Peça o feedback das empresas sobre seu trabalho, lembro até hoje que fiz uma campanha para uma moça que vendia camisas do Bob Esponja, o blog estava bem no início, mas a moça veio me procurar toda feliz porque tinha vendido todas as camisas em uma semana, se eu não tivesse perguntado, não saberia disso.
– Essa última é mais uma dica mesmo, valorize seu público, seus leitores, seja você mesma ao falar de algum produto ou marca, seus leitores te conhecem mais do que você pensa, fale que goste se realmente gostou, se não gostou fale do que não gostou. Ah, e se não gostou de alguma coisa, dê a chance da empresa se explicar, ou se retratar se for o caso, lembre que outras empresas estão de olho em você!

Bom, era isso, espero que empresas e blogueiras tenham entendido o que quis dizer hehe, se ficou alguma coisa mal explicada, ou que você não concorda, gostou ou não gostou, me conte aqui nos comentários, e marque a opção pra receber a notificação da minha resposta! hehehe

Se quiser saber mais sobre esse relacionamento empresas e blogs, surgimento e tal, tem esse link que pode acrescentar bastante coisa.

PS: Aaah! Daqui a pouco tem post novo, mais descontraído, esse me veio na cabeça depois de assistir a matéria no Globo News, o assunto nem é de interesse de todas, mas acho que as blogueiras e empresas vão gostar ^^  Beijo beijo e até maaais s2

21 respostas para “Empresas e Blogs – Tudo o que você precisa saber”

  1. Sherry disse:

    Gostei do post Maanuh, ainda q n tenha interesse em fazer um blog gosto de estar por dentro de tudo (qse tudo RIRIR) . Bjão Flor… ^_^

  2. Darlyanne Daniela disse:

    Muito interessante Maanuh, dessa forma podemos conhecer um pouco mais sobre o mundo dos blogs. Ter um blog requer muita responsabilidade e compromisso.
    Você arrasa, minha blogueira favorita.

  3. Leila Chaves disse:

    Eu tinha um blog “Simples Assim” mas eu não soube como administra-lo, e ele faliu. Esses posts sao muito informativos, eu gosto.

  4. Amanda disse:

    Adoro quando vc dá dicas para os blogs mas o meu blog tem poucas visualizações e eu faço muita propaganda mesmo. Mas obrigada por compartilhar suas experiências e dicas incríveis com a gente!Bj

  5. Carine Vaz disse:

    Oi Maanuh! Gostei muito do post, bem explicado e objetivo. Me ajudou bastante, obrigada por lembrar das suas leitoras blogueiras! <3

  6. Pathy Moreira disse:

    Oi Maanuh, adorei os post! Meu blog ainda é pequeno, e essas dicas são sempre bem vindas!!

    Beijos..♥

  7. Jacque disse:

    Olá Maanuh!
    Adorei o blog, eu fiz um esses dias e ainda estou me ambientalizando (essa palavra existe? Enfim) com o assunto, quero fazer pra divulgar meu trabalho também, e adoro todas as dicas que você da sobre o assunto 🙂
    Suaa fofa (inspiração *-*)
    Bjo
    Obrigada

  8. Thaize Aizza disse:

    Eii lendo seus post´s mais serio, fico a pensar , em menina têm futuro mesmo, você já pensou em fazer jornalismo ou algo do tipo Maanuh ?
    aa ótimo find lindona!

  9. Bia Schultz disse:

    Adorei o post Manu, super instrutivo. Pra quem tá no começo ajudam muito essas diquinhas e informações!

    Beijinhos 🙂
    http://www.justbia.com.br

  10. Waneska Fernanda disse:

    Adoreei esse post Maanuh vc falou tudo pra quem tem ou pretende ter um Blog, suas dicas ajudam bastante pra quem tá começando. Cada dia maaiiiis sou sua fã.

    Boom Find Diva Lindaaaaaa 😀

  11. Sabrina disse:

    Obrigada por voltar a fazer posts desse gênero Maanuh, são ótimos! Você é uma das poucas que fala sobre.

    Ah, uma sugestão, você poderia fazer um vídeo reunindo seus erros de gravação né? Com certeza seria mega engraçado rs. Beijo <3

  12. Eva Lima disse:

    Manu você podia falar sobre esse mídia kit, como se faz, eu tenho dúvidas sobre isso e imagino que muitas também, pra começar onde faz isso no word? kkkkkkkkkk, acho que não, mas enfim. Que tal?

  13. Poxa Maanuh, excelente post. Muito Obrigada por compartilhar conosco.

  14. Amanda Sant disse:

    Ameiii o post, é bem legal esse tipo de dica porque realmente nao e todo mundo que fala sobre isso. Hoje passei o dia assitindo varios videos seus, não sou fã de blogueiras grandes e voce é sem duvida minha favorita , investe mesmo no seu trabalho por que e muito bom.

  15. Mikaelly disse:

    Muito bom o post, adorei saber mais um pouquinho sobre a blogosfera. bju Manuh

    http://capricheinlife.blogspot.com.br/

  16. Maanuh, muito legal o post! Estou começando um blog, mas ainda não “engrenei” por falta de tempo e também de inspirações com a rotina corrida, mas ainda sonho em dar a devida atenção a ele. Beijos!

    http://www.bwanaluana.com

  17. Aline Costa disse:

    Adorei o post Manuh, estou começando agora, e adoro essas dicas.
    Você pode fazer um post ensinando como fazer um média kit para blogueiras que estão iniciando agora?
    Super beijo linda <3

  18. gleice kelly disse:

    a partir de quantas visualizações por mês é bom começar a procurar parcerias? eu já tenho um ano de blog e mais que isso de canal no youtube e tenho em média, 600 visualizações no blog por mês, sendo que todo mês aumenta, exemplo, fevereiro tive 480 visualizações, março aumentou para 555, todo dia minhas visualizações aumentam. você acha cedo eu querer alguma parceria?

  19. MAURICIO RODRIGUES SALES disse:

    Uma dica incrivel de como vender mais com o marketing digital
    Há algum tempo procurei meios de trabalhar na internet e finalmente encontrei o marketing digital, com o marketing digital pude vender muito mais e superar a crise que já não é mais um problema. Desde então me deparei com algumas duvidas que pessoas assim como eu também tenham e procuravam resolver, duvidas do tipo; como vender mais nessa época de crise? O mercado de vendas online pode ser uma boa oportunidade? Vendas estar diretamente ligado ao empreendedorismo? Será que estou fazendo a coisa certa na hora de vender?

    A crise tem afetado bastante a área de vendas, e muitas pessoas buscam forma de driblar essa crise e vender mais e melhor. E uma grande oportunidade é o mercado de vendas online que é um mercado que estar em franca expansão no brasil. Com a chegada do marketing digital no Brasil o mercado online se desenvolveu muito mais ainda tem muito a crescer.

    Ao longo do artigo vou dar varias de dicas de como o marketing digital vem aumentando as vendas e vencendo a atual crise econômica que o pais se encontra e as oportunidades que o marketing digital oferece continue lendo e saiba como. Aproveite o conteúdo e siga em frente.
    http://investindofacil.com.br/index.php/2016/09/24/dica-incrivel-como-vender-com-marketing-digital/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+

Top comentaristas

  • Top Commentator Award Emi (230)
  • Top Commentator Award Gabriele (222)
  • Top Commentator Award Ana Paula Barbosa (178)
  • Top Commentator Award Mônica Rodrigues (35)
  • Top Commentator Award Milene Silva (20)
  • Top Commentator Award Karine Rangel (15)
  • Top Commentator Award Ana Monteiro (8)
  • Top Commentator Award Taciane Araujo (7)
  • Top Commentator Award Yasmin (7)
  • Top Commentator Award Hevane soares (6)