Dicas para Blogueiras: Tratamento de Fotos #1

Olá, hoje vamos dar continuidade aqueles posts de ajuda para blogueiras, para quem chegou agora e ainda não viu os posts passados, confira aqui os três que ensinam como criar um blog!

Hoje vamos falar de um assunto interessantíssimo, e indispensável pra quem esta querendo ter um blog e também pra quem já tem um, que é o tratamento de imagens/fotos. Existem vários softwares para tratamento de fotos: Photoshop, Photo Scape, Picasa, Camera Raw, Lightroom, The GIMP e etc… Nós vamos falar do Photoshop CS6, porque é um dos softwares mais usados para tratamento e também porque pra quem quiser se aprofundar existe bastante material na internet.

Lembrando que o Photoshop não é gratuito, mas você pode usar ele por 30 dias baixando diretamente do site da adobe nesse link. Após a avaliação você pode comprar a licença de uso, ou, por sua conta você pode usar um crackeado como muitos fazem.

COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER

O bom tratamento depende de vários fatores: como a foto foi tirada, a qualidade da foto, iluminação, lente, câmera, formato da foto, tudo isso antes de você começar a tratar no Photoshop, depois disso vem o item que é o mais importante no tratamento: a sua sensibilidade.

Não adianta tirar a foto perfeita, conhecer todos os componentes e ferramentas do photoshop se você não tiver percepção de como é uma foto bem tratada, compare suas fotos com fotos tratadas por profissionais, veja as diferenças, veja onde pode melhorar o que tem na foto dele que é melhor do que a sua, sempre temos coisas pra aprender, já vi fotos maravilhosas tratadas em programas inferiores ao photoshop.

Não vamos falar de termos técnicos, até porque não sou profissional nisso, mas existem algumas palavrinhas e termos que você tem que saber para tomar as decisões certas na hora do tratamento, eu vou ensinar o que significa, dar exemplos de uso e onde modificamos no photoshop.

Eu indico vocês a irem se familiarizando com a versão em inglês, porque quando lança uma nova versão vem sempre em inglês primeiro, outra coisa, a posição dos menus é a mesma, então se o seu for em português é só seguir pela posição do menu que da tudo certo.

Se você ainda não sabe o básico do photoshop, procure por material na internet, vídeos e postagens, como disse, tem muita coisa de photoshop na internet, os posts que estou fazendo são para mostrar macetes de como utilizo o photoshop no tratamento das minhas imagens.

EXPOSIÇÃO

A exposição diz respeito a luminosidade na foto, tem esse nome porque nas câmeras existe um sensor que corresponde aos nossos olhos, esse sensor quando você clica pra fazer a fotografia ele fica exposto por um tempo para captar a luz e informações, quanto mais tempo fica exposto mais clara a foto, quanto menos tempo mais escura, falaremos mais sobre isso quando eu fizer o post sobre fotografia, então a primeira coisa que devemos fazer em uma foto é corrigir a luminosidade ou a claridade, vemos abaixo a mesma foto subexposta (escura), com a exposição correta e superexposta (clara):

exposição

Para alterar a exposição de uma foto no photoshop você deve selecioná-la (se não souber selecionar procure por cursos básicos de photoshop que você aprende rapidinho), ir até o menu como na imagem abaixo:

menu_exposição

Na caixinha que vai abrir você vai alterar somente o controle exposure, para a direita clareia a foto e para esquerda escurece, um outro controle que também trabalha a luminosidade é o brilho que você encontra clicando em Brightness/Contrast no mesmo menu, o brilho faz basicamente a mesma coisa só que a exposição trabalha mais nas partes luminosas da foto, enquanto o brilho altera a luz na foto por inteiro.

SATURAÇÃO

A saturação é a quantidade de cor que a foto vai ter, uma foto com muita cor é uma foto muito saturada, uma foto com pouca cor é uma foto pouco saturada, no mesmo local onde encontramos o controle de saturação, também encontramos o controle de vibrance, a diferença entre eles é que o vibrance (que mais uso) aumenta as cores nas partes da imagem que as cores estão mais apagadas, já a saturação altera as cores na imagem como um todo. Segue abaixo exemplos de fotos com pouca e muita saturação:

saturaçãoPara acessar os controles de saturação siga o menu abaixo:   menu_saturação CONTRASTE

O contraste diz o quanto as luzes vão ficar distante das sombras, foto com pouco contraste fica meio sem graça, e com muito contaste fica uma aberração pela diferença entre as luzes e as sombras, além do contraste há um outro controle que é o de sombras e luzes onde você pode alterar somente as luzes ou as sombras para fazer um contraste mais detalhado, segue abaixo a comparação dos níveis de contraste:

contrastePara acessar o menu de contraste siga a imagem abaixo, se quiser ir para sombras e luzes escolha o menu shadows/highlights

menu_contraste

 Esses três ítens são básicos, e tem muita gente errando o básico, toda vez que você abrir uma foto faça as seguintes perguntas: a foto esta clara? escura? as cores estão boas? o contraste ta bom? sempre se questione, porque as vezes você acaba esquecendo alguma coisa pra trás.

Lembrando que para fazer os ajustes que foram citados a imagem deve estar como bitmap, se você tentar acessar algum desses menus e eles estiverem desabilitados faça o seguinte, clique com o botão direito do mouse encima da miniatura da foto que fica na lateral, e clique em rasterize layer, após esse procedimento os menus vão estar liberados pra você.

Outra detalhe é o seguinte, o photoshop tem auto ajustes para essas 3 funções também, quando é pouca coisa pra modificar até que ele acerta, mas na maioria das vezes ele não atinge o objetivo. Para deixar o photoshop fazer o ajuste automático pra você é só clicar no menu image e ir em uma das seguintes opções: Auto Tone, Auto Contrast e Auto Color.

Uma outra dica importante pra você ir aprendendo onde é o ponto correto de cada ajuste, faça o seguinte, por exemplo, se você esta trabalhando a saturação (cor) jogue o controle todo para a direita, e depois todo para a esquerda para você ver os extremos, seus olhos vão ficar incomodados com o que vai ver (ou pelo menos deveria hihi), então é só ir voltando o ajuste devagar para ir percebendo a melhora. Com o tempo você nem vai precisar mais fazer isso.

Um erro que muita gente comete, é querer encher a foto de efeitos, retirar machas, espinhas, emagrecer e tal, e se esquece do básico, ai fica uma foto artificial, eu dificilmente uso efeitos nas minhas fotos, (geralmente uso para tirar manchas nos pés porque fotografo muito os sapatos!) esses 3 ítens são chave para um bom tratamento, parecem simples mas fazem toda a diferença.

Bom essa foi nossa primeira parte sobre tratamento de fotos, esses 3 ítens são a base do tratamento, então fique sempre antenado a esses pontos, semana que vem vamos falar sobre remoção de machas, olheiras, espinhas e máscara facial.

Espero que tenham gostado, qualquer dúvida me perguntem aqui nos comentários porque fica mais fácil para eu responder ok? Ou por email, no maanuhscota@gmail.com

Beijão e bom fim de semana! ♥

Siga o Blog da Maanuh:
 Facebook |  Twitter |  Youtube
 Instagram: @maanuhscota

19 respostas para “Dicas para Blogueiras: Tratamento de Fotos #1”

  1. Adriana disse:

    Adorei as dicas, estou ansiosa pelas próximas!!!

    Parabéns pelo seu blog, ele tá lindo *-*

    uaimeninablog.blogspot.com

    • Maanuh Scotá disse:

      Obrigada Adriana! Acho que mais pro fim vão ser as dicas que realmente vcs querem saber, como: Divulgando, como funciona a monetização e etc, hehe. Bjooooos

  2. mell disse:

    que dicas maravilhosas linda pois tem gente que tem muita dificuldade em mexer no photoshop né,beijos e ate mais

    http://fashionvinteum.blogspot.com.br/2014/01/delineado-rapido-facil.html

  3. Oi querida estou amando passear pelo seu blog. =)
    Achei muito legal esse post. Eu nunca trato minhas fotos, acredita?? As que eu tiro em casa. Apesar de tem uma câmera boa não sei mexer em programas de photoshop por ex… sou péssima. Queria tanto aprender para colocar letras legais nas fotos …etc…mas não sei nada!=)
    Amei seu post, foi de grande valia! =)
    Beijos

    • Maanuh Scotá disse:

      E ainda vamos ensinar isso aí, colocar actions, letras legais e etc, é porque tem que ser dividido né, é tudo muito grande, e eu quero deixar bem explicadinho! ^^
      Mas que bom que ajudou, bjãoo!

  4. Thaize Aizza disse:

    Eu amei, apesar de não usar esse, photoshop, eu uso um bem simples, ele é grátis , é o Photo Scape, gosto porque é simples, e sou muito leiga nisso, ele me possibilita alterar ao menos o básico que você citou no post, minha fotos não são ótimas, mais acredito que seja também, pelo que você disse, depende da lente, da câmera blábláblá rs espero um dia fazer fotos tão perfeitas quanto as suas, amo suas fotos, são sempre cheias de cor, muito naturais e lindas!
    Bom final de semana princesa!

  5. sara esmeralda disse:

    oiii manu!!!!
    bom, eu vim te pedir ajuda pra encontrar uma melissa q eu n conhecia e ela é do ano passado é a melissa confessions eu estou louca por ela mas n acho em lugar algum pela internet, já pesquisei em vários sites e n acho de jeito nenhum, eu quero mt ela, vc me ajuda??????
    beijos!!

  6. jannajulyah disse:

    Muito boa a dica!!!!!! Estou amando o seu blog, bjs

  7. sara esmeralda disse:

    boa tarde!
    manuh, um beijão

  8. Suhelen disse:

    Maanuh vc responde os seus e-mails ? Porque já te mandei um e ainda vc não respondeu :'( aguardo sua resposta

  9. Jaqueline Souza disse:

    obrigada pelas dicas. confesso que tenho preguiça de usar photoshop, mas voce explicou de uma forma que entendi e acho que usarei. bom domingo, maanuh

  10. Priscilla disse:

    Boa dica ! essas coisinhas eu já sabia, pois mexo no photoshop já faz um bom tempo, muito legal da tua parte ensinar as meninas que não sabem ! vocÊ poderia ensinar no próximo post como usar os actions para colorir as fotos! Aposto que muitas vão gostar! beijo :*

  11. Tem como reduzir o tamanho da barriguinha nas fotos hehe, brincadeira, otimas dicas, tem gente que tira foto super bem e não tem recurso pr fazer um curso, comprar programas bacanas que na maioria das vezes são caros,isso ajuda de mais, valew pela dica maanuh!

  12. Carol Garcia disse:

    Manuh.. vc tá é saindo uma otima profs de blogs viu kkk

    Suas dicas são muito uteis não só para fotos de blog’s, mas para muitas fotos que eu tiro de familia e revelo para dar de presente (acho lindo ainda dar isso de presente pras pessoas)

    Beijinhos

  13. Barbara Sá disse:

    Curti as dicas.
    Não sabia da existência dessas duas primeiras opções, dão um charme diferente para a foto. Vou testar em algumas aqui.
    Depois você poderia fazer uma postagem falando sobre as actions? Sempre tenho dúvidas a respeito disso.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br

  14. Fernanda disse:

    Ótimas dicas! Adoro o photoshop, é uma ferramenta super útil, pena que a gente vê vários exageros por ai. Como você mesma disse, no fim o que conta mais é o bom gosto mesmo 😛

    Beijos,
    http://oncloudnine.com.br/

  15. Eu posto como colaboradora, mas to montando meu blog,
    me vem mil ideias mas na horoa de escrever.. some

    As fotos são a pior parte, devido a resolução, mas preciso aprender a mexer no PhotoShop hahaha.
    Obrigada por compartilhar dicas!

    http://victoriamendes.com.br/thaisfersan/beleza/receita-suco-detox

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiro

Parceiro

Google+

Top comentaristas

  • Top Commentator Award Emi (230)
  • Top Commentator Award Gabriele (222)
  • Top Commentator Award Ana Paula Barbosa (178)
  • Top Commentator Award Mônica Rodrigues (35)
  • Top Commentator Award Milene Silva (20)
  • Top Commentator Award Karine Rangel (15)
  • Top Commentator Award Ana Monteiro (8)
  • Top Commentator Award Taciane Araujo (7)
  • Top Commentator Award Yasmin (7)
  • Top Commentator Award Hevane soares (6)