Como criar um Blog? Plataforma e Hospedagem

Oieee, hoje como prometido vamos continuar nossa série sobre: Como criar um Blog? Semana passada falamos sobre Nome e Domínio, hoje vamos falar sobre o que é e como escolher a Plataforma e Hospedagem.

 

PLATAFORMA

 

A plataforma é o sistema que vai gerir o blog, é onde você vai passar a maior parte do seu tempo, pois é lá que você vai criar os posts, editar, alterar o layout e etc… Hoje em dia existem várias plataformas legais para se trabalhar: Joomla, Movable Type, Ghost e as mais famosas, Blogger e WordPress. A mais conhecida é o WordPress, e também é a que recomendo pelos seguintes motivos:
 É fácil de utilizar;
 Tem painel em português;
 Infinitos temas (Layouts) gratuitos e pagos;
 Você pode colocar vários plug-ins; Ex.: Como na minha lateral: Facebook/Instagram e etc;
 É SEO Friendly (vamos ter um post só sobre isso), o que é ótimo para mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo;
 Presente entre os maiores e melhores Blogs do mundo inclusive grandes portais como G1, The New York Times, Techcrunch e Mashable
 A comunidade WordPress é gigante, tem muita gente perguntando e respondendo sobre o assunto, é mais fácil se você tiver alguma dúvida!

 

O WordPress existe na forma gratuita e paga, a diferença é que em uma é você que instala e configura e na outra você encontra tudo já feitinho, mas tem um preço né, que não vale a pena na minha opinião, mesmo porque as empresas de hospedagem disponibilizam a instalação do WordPress de modo muito fácil, mesmo pra quem não entende nada de programação. Acho que você deve estudar qual das plataformas lhe atenderá melhor, existem grandes blogs em todas as plataformas citadas.

 

Outra plataforma que gostaria de mencionar um pouco mais aqui é o Blogger (todos os blogs que adotam o final blogspot.com), uma ótima plataforma, e totalmente gratuita, pra quem esta começando é uma mão na roda, mas futuramente pode te limitar em algumas questões como personalização, diversidade de plug-ins e ajustes mais finos de SEO. Eu mesma comecei no Blogger (siimm), mas eu mudei em menos de 1 mês porque meu marido me explicou esses detalhes que expliquei pra vocês e atualmente o Blog da Maanuh esta na plataforma WordPress.

 

Um último detalhe, escolha bem a plataforma antes de começar, porque amanhã ou depois se for trocar de plataforma a migração tem que ser bem feita para não gerar punições por parte do Google (diminuição de tráfego orgânico), e nem sempre a migração dos posts é possível, ai às vezes tem que começar do zero novamente o.O

 

O QUE DEVO SABER ANTES DE CONTRATAR?

 

Antes de tudo, quero deixar claro que indico empresas brasileiras, existem empresas internacionais ótimas com preços baixíssimos, mas existem aquelas baratinhas que colocam o seu site junto com outros 1.000 no mesmo computador e fica lento, e se elas puderem colocar 10.000 elas vão colocar! O preço para um site que esta começando varia um pouco, mas fica entre 15 a 20 por mês, claro que se você pagar trimestralmente, semestralmente ou anualmente você vai ter desconto, e o desconto costuma ser considerável.

 

Então analise os seguintes quesitos para contratar uma empresa de hospedagem:
♥ Pelo menos três anos de experiência (a maioria fecha com menos de um ano);
♥ Horários de atendimento;
♥ Pergunte se a hospedagem suporta a plataforma que você escolheu;
♥ O ideal é que o painel da sua hospedagem tenha a opção de instalação automática da plataforma escolhida;
♥ Banda de transferência: para um blog que esta começando pelo menos 200GB de transferência;

 

Pergunte e pesquise bastante na internet sobre a empresa, pergunte amigos quais hospedagens eles usam e quais indicam. O Blog da Maanuh esta hospedado na King Host, uma empresa seríssima, com anos de mercado, eles atendem a todos os requisitos que mencionei anteriormente, não tive problemas com eles até agora.

 

Também indico as seguintes empresas:
 REDEHOST;
 HOSTGATOR;
 HOTEL DA WEB;
 UOL HOST;
 LOCAWEB;

 

Não se esqueça de pesquisar a respeito antes de comprar, empresas de hospedagem são parecidas com empresas de telefonia e internet, podem mudar do vinho pra água em 6 meses! Uma coisa que recomendo é que se você não comprou o domínio ainda, você compre na mesma empresa de hospedagem para ter o suporte em um só lugar.

 

CONCLUSÃO

 

Escolha e analise bem a plataforma e a empresa de hospedagem, pois escolhendo bem não terá problemas no futuro. Bom agora que já temos o Nome, o Domínio, o Host e a Plataforma escolhida temos a “faca e o queijo na mão” para começar, semana que vem vamos falar sobre a instalação/construção do Blog.

 

Link para o próximo Post

 

Deu pra entender? Gostaram? Qualquer dúvida é só perguntar aqui ok?

CATEGORIAS:

19 respostas para “Como criar um Blog? Plataforma e Hospedagem”

  1. Carol Garcia disse:

    Oi Manuh, olha eu aqui de novo… Nossa essa sua nova ‘tag’ esta ajudando bastante.. O meu blog completou um ano, e achei que de um tempo pra cá a quantidade de visualizações aumentou consideravelmente… o que é bom!

    Obrigada por toda a ajuda, já falei de você algumas vezes no meu blog e estou para falar de novo *-* Seu blog foi um empurrao para que eu começasse o meu…

    Estou pensando em mais pra frente mudar o blog para algum dominio, pois muitas pessoas ja me disseram que eu posso ficar restrita com o tempo.. Mas certamente, correrei aqui no seu blog pra pedir um HELP! kkk

    Beijão :*

  2. Jaqueline Souza disse:

    nossa, tem muita coisa pra criar um blog, nao? parabens pela iniciativa de ajudar a quem quer entrar no mundo dos blogs. ha muitos que começam e depois somem justamente por nao terem noçao do que fazem. estes posts certamente ajudarao.

    bjo

  3. Glenda Andrade disse:

    E eu aqui pensando que para ter um blog era só criar e começar a escrever uahsuas

  4. Débora Laura disse:

    Curtindo esse tema *-*

  5. Thaize Aizza disse:

    Super parabéns Maanuh, tenho certeza que falando desse assunto você ajuda muitas meninas, e sério parece que fez um curso hahaha Beijos gatona, ótimo fds.

  6. Priscilla disse:

    Adorei o post, essa parte do domínio muita gente ainda tem a dúvida pelo qual optar,instalação tbm !

    Infelizmente eu não blogo mais, mas o post ficou interessante mesmo, aposto que muitas meninas que pretender iniciar nesse universo , irão aproveitar suas dicas!

  7. Oi Manu adorei o post,eu pensei até em fazer com o king host depois que eu te perguntei aqui mais vou fazer com a Hostgator.Não sei se é só comigo,mas quando vou responder essas caixinhas(Nome,emailesite) pra comentar aqui no seu blog,o comprimento é muito pequeno e não mostra o que vc escreve não sei se vc entende,isso encomoda muito.
    Beijos

  8. sARAsARAHsARA disse:

    Oi, Manuh, dicas valiosas, amei demais! Meninas, estou começando meu blog, deem uma olhada, please! Ah, e deixe os comentários lá, um beijo e uma boa noite! https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4196701803546943021#editor/target=post;postID=7999324858306658081;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=0;src=postname

  9. Stéphanie Sampaio disse:

    Olá! Nossa, seu blog até agora é o único q parece estar falando português. Pq tudo começa a falar de códigos e blá e a gnt fica pensando nossa qnt coisa não vou assimilar td isso, mas vc ta separando td bonitinho ^^.
    Tenho uma dúvida quanto ao orçamento, então o gasto vai ser de uns 30 reais anuais de domínio + 20 mensais de host?!? Preciso saber se vai ser viável para mim.

  10. Karen Simplício disse:

    Olaa maanuh, aqui é karen de NV rsrs

    N entendi mto bem oq é plataforma, poderia me esclarecer ?
    Bjbj te adoro e te acompanho..

  11. CHRISTINA DE OLIVEIRA disse:

    Oi Manu, estou querendo montar meu blog, na verdade meu foco é o instagram, mas pesquisando, vi que uma coisa puxa a outra, aí encontrei seu blog, muito explicativo, realmente ainda não tinha visto ninguém com disposição de ensinar tudo assim…. mas fiquei com uma dúvida, vc mencionou o redehost para dominio e kinghost para hospedagem, mas sugeriu que fossem feitos no mesmo lugar e ai?

  12. CHRISTINA DE OLIVEIRA disse:

    qto tempo vc demorou pra montar seu blog?

  13. Tatiane Carrara disse:

    Oiiiii Maanuh, engraçado que é a primeira vez que comento no seu blog, mas eu já te acompanho um tempinho no insta e no tube tb, mas sabe aquela sensação de amizade? rsrs é assim que eu me sinto qd vejo seus posts e videos. De uns dias pra cá senti muito vontade de ter um blog, pois amo muito esse universo feminino, make, moda, produtos, família, cozinha, tudo um pouco, tenho muitas dúvidas ainda, e sei que preciso ter um investimento em dinheiro, além do tempo… Ah tb sou da ICM, hahaha! Obrigada por compartilhar sua experiencia e ajudar a gente! bjinhos princesa!

  14. Marcela disse:

    Oi Manu, estou começando meu blog agora e minha plataforma é o Wix.com o que você acha dessa ? Paguei o plano premium, mas agora que estou começando a pesquisar… e estou em dúvida se continuo com ela ou não… o que você acha ?

  15. Caroline disse:

    Olá…Tive vários problemas com outras hospedagens (que eram muito caras), mas depois que migrei para a Select Host (que conheci através de um amigo) não tive NENHUM problema.

  16. Jessie disse:

    Acabei de criar meu blog, graças a esse post. Ajudou bastante. Vamos ver se consigo melhorar o designer.

  17. Rolando disse:

    Há bons sites na internet, penso em criar um para mim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+

Top comentaristas

  • Top Commentator Award Emi (230)
  • Top Commentator Award Gabriele (222)
  • Top Commentator Award Ana Paula Barbosa (178)
  • Top Commentator Award Mônica Rodrigues (35)
  • Top Commentator Award Milene Silva (20)
  • Top Commentator Award Karine Rangel (15)
  • Top Commentator Award Ana Monteiro (8)
  • Top Commentator Award Taciane Araujo (7)
  • Top Commentator Award Yasmin (7)
  • Top Commentator Award Hevane soares (6)