Petrolatos no cabelo. Bem ou mal?

Oiii, aqui é a Sara!! Como disse no meu primeiro post, vou falar basicamente de cabelos, e antes de mais nada, quero começar explicando sobre algumas substâncias muito comuns em produtos de beleza. O post vai ficar um pouco grande e talvez não interesse muitas pessoas, mas é um assunto importante e vale a pena saber sobre isso, então seu cabelo vai agradecer!

O que é e quais são essas substâncias?

Para quem nunca ouviu falar, os petrolatos são derivados do petróleo e vem nos produtos para cabelo como: Parafina Líquida (Paraffinum Liquidum), Óleo Mineral (Oil Mineral/Mineral Oil), Vaselina, Petrolatum, Petróleo Liquefeito e Óleo de Parafina. Olha aqui uma foto pra vocês aprenderem a identificar os petrolatos, as máscaras que tem essa aparência provavelmente vão possuir petrolato!

petrolato_incolor

O que os petrolatos fazem?

Eles criam uma “capa” no fio, dá brilho, maciez e efeito de tratamento quase que instantâneo, mas a verdade é que ele é um “maquiador de cabelo”, dando a impressão que na hora o efeito foi ótimo, mas some depois de algumas lavagens e a longo prazo isso se torna uma complicação.

Se faz mal porque está nas mascaras? 

O petrolatos é muito usado por ser um componente barato, ou seja, o custo de produção é baixo e ainda passa a impressão desejada pelos fabricantes. O petrolato dá a impressão de cabelo saudável e bem cuidado, então é logico que você vai usar aquela mascara novamente, certo?

Mas o grande problema não é esse. O petrolato não é solúvel em água, ou seja, ele vai ficar ali acumulando e futuramente isso irá impedir que qualquer tipo de tratamento penetre no fio.

Mas e agora? Como eu tiro? Somente com shampoo anti-resíduos, mas é algo que não recomendo muito pois agride os fios, e se seu cabelo estiver fragilizado, vai piorar ainda mais. Invista em shampoo transparente ou shampoo de bebê (aquele Jonhson’s) pelo menos 1 vez na semana.

Existe produtos sem petrolatos?  Existe máscaras boas com petrolatos? Vale a pena usar?

Sim, existe produtos sem petrolatos. As empresas estão caindo em si e tomando consciência que dá para fazer um produto bom sem esses componentes. Nos próximos posts eu irei indicar produtos para vocês, tanto nacionais quanto internacionais.
Sim, existe, não vou negar. Eu mesma tenho uma mascara RMC (repositora de massa) que é ótima. Ela deixa o cabelo incrivelmente sedoso e lindo mas a parafina está ali. Não dá para confiar se o efeito é exatamente da mascara em si ou da parafina. No futuro eu não compraria de novo justamente por esse bendito componente.

Se vale a pena usar? Depende. Um cabelo que realmente precisa de tratamento, não vale a pena. Além de maquiar, vai criar a capa impedindo que os futuros tratamentos não entrem. Agora se seu cabelo está saudável e bonito ou você comprou aquela mascara de pote grande e não quer perder dinheiro, pode usar mas sem exageros. Uma boa dica para aproveitar esses produtos e diminuir o efeito do petrolato, é batizar as mascaras (vou ensinar vocês a fazerem isso).

Mas calma, não se desesperem. Se você tem alguma mascara ai (muito comum em condicionadores também) com essas substâncias, podem continuar usando, mas futuramente fique de olho e evite.

Agora perguntinha: Vocês querem que o tema da próxima postagem seja sobre o que?

Beeijos!

Siga o Blog da Maanuh:
♥ Facebook | ♥ Twitter | ♥ Youtube
♥ Instagram: @maanuhscota

55 respostas para “Petrolatos no cabelo. Bem ou mal?”

  1. Maria Julia Estevo disse:

    Muito boa a matéria Sara. Ficarei de olho nos produtos a partir de agora.
    Beijos.

  2. Carol Garcia disse:

    Ai bateu um medinho agora Sara… será que uso produtos com isso e nem me liguei :/ vou observar melhor viu…

    Ah nos proximos podia dar dicas sobre produtos que você tem usado… sei lá, que são do dia a dia e salvam a cabeleira kkkk

    Muto bom o post viu! Parabéns!

  3. Wall Ramos disse:

    Oi Sara….nunca usei produtos com petrolatos.mas tenho amigas q usam vou ate passar as dicas pra elas sobre esse produtos!

  4. Oi Sara, amei o post, super demais, vou passar a observar mais isto.
    Adoraria saber os produtos que é bom sem este item citado.
    Beeijos – Blog Sempre Linda

  5. Juliana disse:

    Conheço quem use uma especie de cera.
    Ficava supeer encebado.
    Eu sou a favor de fioa soltos e do ventinho batendo e esvoaçando tuudo!
    Hahahaha.

  6. Glenda Andrade disse:

    Amei saber sobre isso! Não sabia NADA sobre o assunto uasuahs No próximo post vc podia indicar xampus/condicionadores certos para cada tipo de cabelo ( oleoso, misto e seco ) 🙂

  7. Dayane disse:

    Sara no próximo post vc poderia falar sobre as máscaras que não tem petrolatos e como batizar as que contém!

  8. Aiiiiiiiiiiiiiin acabei de ver todos os meus produtos de cabelo , e estou chateada todos tem parafina –‘ , aaaaaaaaaain e agr ??

  9. sara esmeralda disse:

    amei seu post, eu quero q o próximo seja sobre repositores de massa para os cabelos e sobre vitaminas que ajudam no fortalecimento do cabelo!!

  10. sara esmeralda disse:

    ai vc poderia dizer onde podemos encontrar, os valores a ação da vitaminas e repositores e se puder mostrar fotos em que no cabelo esses produtos foram usados.

  11. Rochiele calderini disse:

    Muito legal este post sara parabéns *—* doida para ver os próximos posts. bjao

  12. Mariana de Oliveira disse:

    Olá Sara! Muito interessante, se você conhece o “Pantogar?” Se você conhece, uma sugestão de post…. estou muito interessada em comprar, porém tenho um pouco de medo e bastante dúvidas, bjo!!

  13. Patrícia disse:

    Ain…obrigada pelo post! muito esclarecedor…
    Me dá uma ajudinha? como posso batizar as mascaras? tenho duas…pequeninas, mas nao quero perder $$$$$ cof cof $$$ as máscaras rsss

    • Sara Silva disse:

      Dou sim ^^ Quais são as mascaras?
      Se for uma mascara nutritiva, você pode batizar com oleo vegetal como: oleo de coco, azeite e ricino (que são os mais faceis de encontrar).
      Se for mascara hidratante você pode usar bepantol liquido para reforçar a hidratação do fio.
      Se for reconstrução, com queratina.

      • Patrícia disse:

        muuuuito obrigada! São duas máscaras de nutrição baratinhas da novex que ganhei…uma de oleo de coco e outra de azeite de oliva =) Valeuu vou dar uma batizadinha pra não perder!

  14. Bruna Lorrainy disse:

    Gente, nao vou nem falar que eu quase pirei quando eu vi que a mascara que eu tinha escolhido para o meu cronograma capilar (hidrataçao) tem parafina ..
    Pois é, mas eu já fui procurar em todos os meus cremes e descobri alguns que nao tem petrolatos, entao achei essas:
    Natura SOU, Mascara recontrutora da Acquaflora, Mascara RMC Gold Black, Banho de creme da Bioextratus..

  15. Regiane disse:

    Nossa, a gente desconhece tanta coisa né, super matéria!!!! Bjaoooo

  16. Raissa de Alcântara disse:

    Oi, Sara! Tô adorando seus posts! Eu amo ler essas coisas sobre cabelo, bem desse tipo de post que fez, porque cada vez que leio descubro algo novo. Faz um falando sobre progressiva. Eu já li inúmeros posts sobre esse assunto, mas sempre gosto de conhecer novas opiniões. E se puder também, dá uma sugestão de outros tipos de alisamentos que são bons e não agridem tanto quanto a progressiva. Bjoos!

    • Sara Silva disse:

      Uhu, fico feliz em ler isso.
      Vou dar uma pesquisada sobre progressivas porque não conheço muito sobre isso e nem sobre os mil e uns tipos que tem por ai. Eu faço uma escova que adoro mas não sei se tem na cidade de vocês 🙁

  17. Jujj disse:

    OI Sara! Muito legal posts, só que assim, sou curiosa, ai fui da uma olhada nas mascara que eu uso, e todas tem petrolatos, e não tenho nenhum problema com eles, ai comentei com meu namorado, ele faz química, e ele tem uma professora que trabalha na nazca, ai ele pergunto p/ ela sobre os petrolatos, ela falo que a quantidade é não pouca que não prejudica em nada o cabelo, isso aconteceria se fosse usado puro, nas mascara de hidratação elas tem muito tensoasivos, oque acontece na verdade é que os cabelos se acostuma com os produtos, por isso de troca sempre, fica revezando entre um e o outro….Bijus

    • Sara Silva disse:

      Sobre o cabelo se acostumar, isso é verdade. Mesmo com ou sem petrolato, a mascara para de fazer efeito, não por que o fio acostumou e sim porque os componentes presentes naquela mascara já não faz mais efeito no seu cabelo. Por isso é bom ter 2 mascaras pra cada fase…
      Sobre o petrolato, eu já li varias opiniões sabe mas eu já tive uma experiencia com o petrolato, então ~pra mim~ ela não faz “bem”, só disfarça.
      Usei um tratamento de choque e ele tinha petrolato. Todas as vezes que eu usava, sentia que o fio ficava sedoso e as pontas com aparencia melhor mas quando lavava novamente, lá estava as benditas pontas espigadas. Por isso fiz esse post sobre petrolato.

  18. Adorei a Matéria! ;D
    Descobre pra gente uma lista de produtinhos sem esses venenos?
    *.*
    obrigada bjj

    • Dalmácia disse:

      Oi Priscilla, se você digitar no Google “Produtos liberados para Low Poo” vai achar uma lista com produtos sem petrolatos, e se você parar de usar petrolatos, pode usar shampoo sem sulfato que agridi menos o cabelo, e limpa muito bem, ele só não retira os petrolatos, por isso é usado pelas pessoas que seguem o Low Poo, como eu! Low Poo é uma técnica de cuidados com o cabelo, onde não se usa sulfato (presente na maioria dos shampoos) e não se usa petrolatos; então fique atenta a todos os produtos que você usa no cabelo, porque as vezes não tem petrolatos na mascara de tratamento, mas tem no reparador de pontas, no creme de pentear… A partir do momento que tu para de usar petrolatos, conhece seu cabelo como ele realmente é, e não maquiado, como era antes =).
      Espero ter ajudado, qualquer coisa pode me gritarr que eu adoro ajudar quando o assunto é cuidados com cabelo/pele! Beijoca

  19. Dalmácia disse:

    Nossa, melhor coisa que fiz pelo meus cabelos (na verdade segunda coisa, porque a primeira foi parar com a progressiva) foi não usar mais petrolatos, agora posso dizer que realmente conheço meu cabelo, e vejo quando ele precisa de hidratação, nutrição, ou reconstrução! Acho importante também não usar petrolatos na pele, pois eles entopem os poros, e pra dar alusão de pele bonita, o próprio silicone faz isso (e infelizmente esse danado esta em muitos produtos de pele, pra cabelo já é possivel comprar tudo sem esse ingrediente). Depois dos petrolatos parei com o sulfato (do shampoo e do creme dental, pois é, tem sulfato até na pasta de dente), reduzi ao máximo os parabenos (que são conservantes) e recentemente parei com os silicones insoluveis (eu sou a chata que não gosta de nada que dá brilho artificial de mais rs)!
    Enfim, quando o assunto é cabelo e composição eu falo mais que a boca, rs! Beijoca

  20. Valdinéia disse:

    Como batiza a máscara???Fiquei curiosíssima! Obrigada pela excelente reportagem!

  21. Amanda Rodrigues disse:

    Ótima matéria… Fui fussar aqui os rótulos das minhas mascaras e fiquei assustada….
    Sara, vc tem que ensinar esse trem de “batizar” as máscaras!!
    Beijos flor

  22. Monalisa disse:

    Adorei a matéria!! Fiquei super decepcionada, pois todas as minhas mascaras, condicionadores e cremes de pentear possuem petrolatos, mas também agora entendi porque sempre acho que meu cabelo não está hidratado de verdade, não posso me desfazer de tudo no momento $$, mas vou abrir mão de alguns e quando for comprar novos produtos prestarei atenção no rótulo. Gostaria de saber algumas opções de produtos livres de petrolato, e qual tipo de máscara é, se é hidratação, de nutrição ou reconstrução, pois quero fazer o cronograma capilar. Meu cabelo é Crespo. Desde já obrigada pela iniciativa, tenha certeza que ajuda muito! Bj.

  23. karita disse:

    Vc disse que ia sita alguns produtos q sao bons e que nao contem essas composições, onde eu aas vejo?

  24. Jamily Leite disse:

    Posso postar esse post no meu blog?
    É muito importante!

  25. Ana Paula disse:

    Amei a resenha… Como faz para batizar os cremes?

  26. Savia disse:

    Legal o texto mas tenho uma duvida. Faço cronograma e não tem esse ingredientes nas minhas mascaras, mas vi que estava usando um condicionados com grande quantidade de parafina. Como deixo o condicionador por pouco tempo, sera que ele interfere muito no tratamento? obrigada! 🙂

  27. Adrisvania disse:

    Obg amei o post ..vo presta mais atenção agora ..ao ir comprar ..coisas pras minhas madeixas …

  28. Raquel Carneiro Lima disse:

    Como batizar a mascara com parafina? Por favor!

  29. Alessandra disse:

    Eu fiquei sabendo sobre o Petrolatum num tutorial mesmo, e agora vendo seu post sobre o assunto vou prestar mais atenção e evitar máscaras capilares que contém essas substâncias, pois comprei uma aqui que possui essa substância e já ia descarta-la, mas como vc disse eu vou usar-la para não perder meu investimento e na próxima vez olho no rótulo. Bjao e obrigada pelo esclarecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+

Top comentaristas

  • Top Commentator Award Emi (230)
  • Top Commentator Award Gabriele (222)
  • Top Commentator Award Ana Paula Barbosa (178)
  • Top Commentator Award Mônica Rodrigues (35)
  • Top Commentator Award Milene Silva (20)
  • Top Commentator Award Karine Rangel (15)
  • Top Commentator Award Ana Monteiro (8)
  • Top Commentator Award Taciane Araujo (7)
  • Top Commentator Award Yasmin (7)
  • Top Commentator Award Hevane soares (6)