Hidratação e Nutrição

Oi gente, aqui é a Sara!

Li as sugestões que vocês comentaram no último post e já anotei todas, mas para fazer algo mais completo, vou dar uma base de como funciona cada etapa do tratamento do cabelo. Por enquanto não vou indicar nenhum produto porque quero indicar máscaras que eu já testei e aprovei, mas vocês podem deixar indicações nos comentários que vou procurar para testar, ok?

HIDRATAÇÃO

Quando você vai em algum cabeleireiro (mal informado) ou fala para alguma amiga, tia, prima, etc que seu cabelo está quebrando, elástico, com muito frizz, seco, opaco, embaraça demais… o que elas dizem? Faz hidratação que melhora! Mas espera um minuto, se hidratação resolvesse isso tudo, porque teria tantas variações de estilos e fórmulas de máscaras no mercado?

A função da hidratação é repor a água perdida. E a perda de água ocorre principalmente com quem escova cabelo, faz chapinha, faz escova progressiva, marroquina… Ou seja, o efeito da hidratação é deixar o cabelo macio, suave, sedoso e deixa o fio mais fáceis de desembaraçar. Quem está com o cabelo quebradiço, fraco e elástico, não espere milagre somente com hidratação.

Nos rótulos sempre vai vir como “hidratante, moisture e hidratação“. Os ingredientes mais comuns nessas máscaras são: Ativos naturais (frutas, ervas e frutos),  glicerina, glicerina vegetal, álcool (cetly alcohol e cetearly alcohol), pantenol, aloe e vera, vitaminas, sacarose ou derivados de açúcar e extratos botânicos.

NUTRIÇÃO E UMECTAÇÃO

A nutrição serve para repor os nutrientes perdidos. Serve para cabelos porosos, com muito frizz e com volume excessivo. Ele deixa os fios mais brilhosos, reduz o volume, fios mais pesados e sedosos.

O jeito mais fácil de identificar uma máscara nutritiva é pelo fato de ela conter algum tipo de óleo mas tem que prestar atenção na fórmula e ver se não contem queratina. Toda máscara nutritiva vai vir com óleos na formula, por ex: Óleo de coco, de ojon, abacate, de tutano, manteiga de abacate, manteiga de karité, manteiga de murmuru, manteiga de cacau, azeite, óleo de oliva e por ai vai.

Uma boa dica para quem não tem dinheiro $$ para investir em uma máscara nutritiva ou não encontra nenhuma que dê bem no cabelo ou contem óleo mineral na fórmula, invista em óleos vegetais para a umectação:

Óleo de coco, ricino (encontrado em farmácias como laxante), azeite, semente de uva, girassol e mais uma infinidade de óleos que existem. Mas lembrando que tem que ser óleos vegetais e só são encontrados em lojas de produtos naturais (exceto o ricino). Nunca comprem esses óleos de farmácias ou perfumarias porque contém óleo mineral na fórmula.

Como fazer umectação?

Existe diversos jeitos mas vou indicar o modo que mais deu certo para mim e creio que seja o jeito correto de usar.

1º – Lave o cabelo uma vez com shampoo transparente ou shampoo de bebê e outra vez com shampoo normal.

Ps: Na maioria dos blogs, eles indicam shampoo anti-resíduos porque limpa mais e abre bastante as cutículas do fio, mas para quem está com o cabelo seco ou quebradiço ou faz progressivas e escovas da vida ou tinturas, o anti-resíduos vai agredir muito o cabelo, além de tirar o efeito da escova e diminuir o tempo da tintura, desbotando mais rápido. Então prefira um shampoo transparente ou um neutro de bebê (aquele da jonhson’s) porque limpa bem e não agride.

2º – Espere o cabelo secar naturalmente ou tire o excesso de água com o secador (Não indico para cabelos muito fragilizados. O bom é evitar ao maximo o calor.) e espere esfriar.

3º – Depois de totalmente seco, separe em mechas, se preferir, e vá passando óleo em toda a extensão do fio. Pode também passar na raiz, massageando para estimular o crescimento e para que a raiz que estiver crescendo, cresça mais forte.

O mínimo de tempo que você deve ficar para ter um efeito legal é de 2 horas ou você também pode dormir com ele e lavar no dia seguinte. E na hora de lavar, o jeito mais rápido de tirar todo o óleo do cabelo é diluir um pouco de shampoo em água (na verdade esse é o jeito certo de usar o shampoo, então já fica a dica aqui para vocês. Depois mostro porque).

Um super aviso que quero falar para vocês, é que: Não escovem ou façam chapinha no dia que fizerem umectação. Pode ter o risco de ter ficado algum resíduo de óleo no seu cabelo e óleo quando esquenta, FRITA!. Faça a umectação em um dia que você não for sair ou que não tenha necessidade de escovar o cabelo. Chapinha só na próxima lavagem, ok?

Beijos e até a próxima!

Siga o Blog da Maanuh:
♥ Facebook | ♥ Twitter | ♥ Youtube
♥ Instagram: @maanuhscota

16 respostas para “Hidratação e Nutrição”

  1. JULI disse:

    Bom dia, Sara!
    Sempre bom essas dicas sobre cabelo!
    Amo ler sobre o assunto, mas sempre tem coisas novas a aprender!

    beijinho!!
    =*

  2. Wall Ramos disse:

    olha to seguindo todos as dicas de cabelo de vc Sara e da Manuh ..já notei a diferença no meu cabelo obrigada pelas dicas vcs são ótimas…bjinho

  3. Simone Belmonte disse:

    Oi Sara, tudo bem?

    Descobri o site da Maanuh há uns 4 meses e estou apaixonada!
    Apesar disso essa é a primeira vez que comento, estou gostando bastante dos seus posts. Queria te fazer uma pergunta, você disse que na máscara nutritiva é importante prestar atenção na fórmula e ver se não contém queratina, fiquei curiosa, com isso, na máscara não deve conter? Se não porque?

    Obrigada Bjs!!!

    • Sara Silva disse:

      Oi, tudo bom?
      Então, o problema não é ter ou não queratina mas sim o tanto de queratina.
      Por exemplo: Uma mascara tem oleos vegetais como oleo de coco, argan, abacate ou outro mas também contém queratina, a substancia que tiver maior concentração é o que vai definir.
      Algumas mascaras que se dizem reconstrução de argan: Se os componentes de reconstrução estiverem a frente dos oleos, ela é reconstrutora. Agora se os oleos estiverem a frente da queratina por ex, ela é nutritiva com leve reconstrução.

  4. Evillyn disse:

    Oi..
    Qual óleo usa para a umectação??

  5. Sua sem vergonha, teu cabelo sempre lindo e maravilhosos >.<
    Vou tentar tuas técnicas 😀 Beijos Morena minha

    http://lovelyevv.blogspot.com/

  6. Carol Garcia disse:

    Nossa Sara.. dicas valiosas as suas… To testando varios produtos no meu cabelo que mesmo sem quimica nenhuma acaba zoando as vezes por conta do secador e tal…

  7. Glenda Andrade disse:

    Amei o post! Uso uma máscara de Argan e deixo agir no meu cabelo ( quando tomo banho ) por 1 ,2 minutos. Pelo que eu entendi, Argan serve para nutrição né? Kkk e meu cabelo é um pouco volumoso ( por ser ondulado ) e tem uma quantidade boa de frizz ausuhasu Estou passando o creme certo? Bjs :*

  8. viviane disse:

    oi manuh meu cabelo esta caindo muito, posso usar o Bepantol para hidratar, posso usar quantas vezes na semana. beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+

Top comentaristas

  • Top Commentator Award Emi (230)
  • Top Commentator Award Gabriele (222)
  • Top Commentator Award Ana Paula Barbosa (178)
  • Top Commentator Award Mônica Rodrigues (35)
  • Top Commentator Award Milene Silva (20)
  • Top Commentator Award Karine Rangel (15)
  • Top Commentator Award Ana Monteiro (8)
  • Top Commentator Award Taciane Araujo (7)
  • Top Commentator Award Yasmin (7)
  • Top Commentator Award Hevane soares (6)