Reconstrução, Queratina e Reposição de Massa

Oi gente, aqui é a Sara!

No post de hoje, vou falar sobre reconstrução, queratina e reposição de massa. Essas etapas são indicadas para cabelos fracos, quebradiços, emborrachado, elástico ou que passam por processos químicos mas vamos tomar cuidado porque tudo em excesso faz mal, até a reconstrução.

RECONSTRUÇÃO

Reconstruções devem ser feitas por todo mundo! Sem exceção! Mesmo que o seu cabelo seja virgem e esteja saudável, o indicado é fazer 1x reconstrução no mês, somente para manutenção do fio, fortalecendo o fio e evitando que ele se quebre futuramente. Se o cabelo está somente quebradiço ou frágil, nada de assustador, 2x ou 3x no mês já dá conta do recado.

Se o cabelo está quebrando, frágil, elástico, emborrachado… Reconstrução toda semana! Isso é muito comum em quem faz luzes porque o processo de descoloração é terrível e muitas  vezes acaba com o fio, levando a quebra e fio elástico (parecendo chiclete quando puxa). Eu já passei por uma situação parecida e fiz 3x reconstruções na semana. Não é um procedimento onde um cabelo virgem, saudável ou forte precise, somente cabelos que realmente estejam necessitados.

O maior defeito e erro de quem faz procedimentos químicos (principalmente descoloração) é achar que deve fazer 1 reconstrução no mês. O cabelo na hora pode não ter caido ou quebrado um fio, mas acredite, daqui 2 semanas ele vai quebrar bastante e essa é a hora que você se mata de hidratar mas não vê diferença.

Cabelos saudável? 1x no mês. Fracos, quebradiços, elásticos ou emborrachados? 1x por semana.

QUERATINA

Esse é um tópico meio “polêmico” porque as opiniões são bem diferentes. Queratina pode ser bom quanto ruim para cabelo, depende do modo que a pessoa usa. Ela pode ajudar seu cabelo a fortalecer e ficar mais bonito, como pode acabar com ele.

Como a queratina pode ajudar? O cabelo é composto por queratina, e nós perdemos ela a partir de processos químicos e é um componente encontrado em reconstruções (mas também é possível ver queratina hidrolisada em outros tipos de mascaras).

Somente cabelos que estão super fracos, frágeis e elásticos que podem usar e isso também com moderação, usando semana sim e semana não ou 1x no mês. Cabelos saudáveis e virgens NÃO precisam usar queratina no cabelo porque o seu cabelo já tem a quantidade de queratina necessária e se você jogar mais, o efeito será rebote: fios duros e vai começar a quebrar horrores! Então cuidado. Futuramente vou ensinar vocês alguns métodos de como usar a queratina, sempre lembrando que nem todo mundo pode fazer esse tipo de processo.

REPOSIÇÃO DE MASSA

O que é reposição de massa? É um processo para recuperar a massa perdida a partir de uma substancia chamada “cimento”, que é o que une as escamas e cutículas dos fios. Ela devolve a condição original do fio, aumenta a resistência, repõe os aminoácidos e proteínas necessárias.

Quem pode usar? Pessoas que fazem procedimentos químicos. Nada impede uma pessoa com cabelo saudável de usar, mas também não há grande necessidade e seria melhor investir em uma mascara anti-age (anti-idade) para evitar o envelhecimento dos fios.

Existe uma grande diferença entre reconstrução e reposição de massa. A reconstrução vai reconstruir o fio, fortalecer, acabar com o efeito elástico e emborrachado dos  fios… A reposição de massa vai repor a massa perdida, os aminoácidos e proteínas.

Sempre deixem suas dúvidas nos comentários que farei o que puder para ajudar e também sugestões de posts. Até semana que vem.

48 respostas para “Reconstrução, Queratina e Reposição de Massa”

  1. ana disse:

    Manuhh, faz video de cada um, explicando passo a passo para que agente poça compreender melhor. Obrigada !!!

  2. Sara os seus posts tem me conquistado cada vez mais ♥
    Fiquei apaixonada com o de hoje, tudo o que eu queria saber, aha ‘
    Beeeijos Lindona – Blog Sempre Linda

  3. Juliana disse:

    Otimas diicas!
    Gostei principalmente de quando usar em cada caso!!
    Só quero tirar uma dúvida: Quais produtos a gente usa pra ganho de massa?
    Bjoo!!
    😉

  4. Maria Julia Estevo disse:

    Sara, que tipos de creme posso usar na reconstrução?
    Beijoos.

    • Sara Silva disse:

      Reconstrutores. Tem varios no mercado e é uma coisa comum. Qualquer mascara que tenha na formula queratina e ela seja um dos principais componentes, ou seja, um dos primeiros, é uma mascara reconstrutora.

  5. Wall Ramos disse:

    Amo as dicas de cabelo dados pela Sara e a Maanuh…Sempre me ajudam muitoo e sigo cada dica dada por vcs….bjos vcs são demais!

  6. Sabrina Carvalho disse:

    Ensina a fazer reconstrução!? Não tenho ideia de qual máscara usar nem como fazer.. To usando óleo de coco 2x por semana e usando uma mascara de nutrição da pantene e mesmo assim ainda acho meu cabelo quebradiço, sempre fiz química no cabelo mas nunca fiz reconstrução, cuidar do cabelo ta sendo “novo” pra mim, sempre fiz hidratações em casa mas nunca reparei que meu cabelo precisava de mais cuidados..
    Heeelp Sara! rs
    beijos

    • Sara Silva disse:

      Oi, tudo bom?
      Então, a reconstrução normal é bem simples. É do jeito que você costuma hidratar. Lavar com shampoo (indico usar um shampoo transparente ou de bebê porque limpa bastante e depois um cremoso) e aplicar a mascara reconstrutora e deixar o tempo indicado pelo fabricante.
      Quanto a mascara, existe varios no mercado. Usei somente 2 e as 2 são importadas porque na epoca que comprei meu cabelo estava MAIS do que necessitado, por isso resolvi investi. A Sebastian Penettrait é uma mascara reconstrutora para todos os cabelos. É aquela coringa que deixa o cabelo bonito, dá peso e reconstroi.
      A Repair rescue é uma reconstrução potente! Só indico para cabelos realmentes necessitados de algo mais pesado, tanto que quando comprei ela, só comecei a usar ela depois de uns 5 meses depois que foi quando fiz luzes.
      De nacional, sempre vejo elogios da reconstrução da acquaflora mas ainda não testei. Quero testar para um post de resenha… se caso você testar, me avise aqui ^^

  7. Pâmela Gaspar disse:

    Sara,

    Fiquei consfusa, pq a Maanuh tinha iniciado o cronograma capilar, agora com esse post fiquei perdida???

    Maanuh Help-me

    :/

  8. Carol Garcia disse:

    Sara!! Estou adorando seus post’s!
    Meu cabelo é virgem, quais produtos posso usar pra reconstrucao mensal?? E posso usar aquela tecnica do shampoo normal um dia e no outro o de bebe?

    • Sara Silva disse:

      Uhu, ainda bem que esteja gostando <3
      Como o seu cabelo é virgem, você pode usar uma mascara mais simples. Vou procurar uma mascara reconstrutora barata pra fazer resenha… Já ouvi muitos elogios sobre uma mascara reconstrutora da acquaflora. Depois dá uma procurada sobre ela e caso tenha interesse de testar, me avise sobre o que achou.
      Pode sim. Normalmente a gente usa duas mãos de shampoo na hora de lavar o cabelo né? Lave 1x com shampoo transparente ou de bebê e 1x com shampoo normal ^^

  9. Sulamita Coradini disse:

    Oi Sara, você podia dar exemplos de produtos bons de cada um né? E também um passo a passo de como usa-los. Bjo 🙂

  10. karina disse:

    Oi sara tenho uma amiga que ela tinha luzes mas agora ela passou preto azulado no cabelo mas o cabelo dela esta td detonado todo quebrado que hidratação VC me indica … Bjs

  11. Fernanda disse:

    A reposição de massa entra em qual parte do cronograma capilar??? Seria na parte da nutrição ou não tem haver?

  12. Mel Moraes disse:

    Olá. Amei seu blog e tenho a mesma dúvida da Fernanda, no caso de precisar de reconstrução, queratina e reposição de massa, me ajude/sugere um cronograma que contemple tudo para que não tenha excesso. Obrigada.

  13. Gey disse:

    Oi boa noite querida, eu vou descolorir meu cabelo depois de amanhã, ele é virgem, confesso minha ansiedade e nervosismo com o resultado. Ando fuçando sites para saber mais sobre quais produtos devo investir para manter ele saudável. Ele é liso, pouco ondulado nas pontas. Me ajuda? Beijo querida você é ótima ohh Arrasou!!

  14. Raquel Dutra disse:

    Temos que fazer hidratação , reconstrução e nutrição, entre quais dessas opções, sendo que tenho cabelos descoloridos), devo fazer a reposição de massa?

  15. Boa tarde, estou usando no momento mascara reposição de massa, gostaria de saber se eu posso usar ela a cada 15 dias e fazer reconstrução 1 vez por mês?

    Meu cabelo é fino mas recentemente passei quimica tintura e gostaria de um cronograma de mascara.

  16. Cleber Souza disse:

    Cimento pro cabelo ? como assim, o que seria isso?

  17. Carla disse:

    Qual máscara posso usar pra fazer reposição de massa, e qual o procedimento?

  18. Luana disse:

    Boa noite,
    Estou com uma grande dúvida, meu cabelo é extra fino e fiz luzes tem 3 meses e meu cabelo foi ainda mais fino, estou fazendo reconstrução com kerastase verde, porém tbm comprei um kit para preposição de massa capilar. O que devo usar? Posso usar 1 semana um e o outro na outra semana? Ou fazer primeiro a reposição ate acabar o tratamento e depois voltar a fazer a reconstrução? Me ajudem por favor..

  19. Silmara disse:

    Olá, boa tarde! Eu tenho cabelos com luzes, eu preciso fazer reconstrução e também a reposição de massa? Ou só reconstrução já basta? Desde já obrigada

  20. Tassi disse:

    Fui na Cabeleireira e ela descoloriu meu cabelo inteiro, deixou quase branco…. e depois pintou a tinta não pegou e agora 1 mês depois a tinta continua não pegando!
    O que devo fazer???

  21. stefany disse:

    eu queria saber qual massa voce me indica ?

  22. Jessica disse:

    Amei o post, esclareceu minhas dúvidas ?

  23. Ana karoline disse:

    Oi. Adorei seu post.. Parabéns!
    Tenho várias dúvidas, mesmo lendo muito sobre o assunto ainda sim, não sei o que fazer com meus cabelos, que anda muito oleoso, quebradiço, caindo bastante, com várias pontas duplas e as pontas ressecadas.. Não sei o que ele necessita, se puder me ajudar eu agradeço muito, pois isso está me deixando triste, por meu cabelo ser natural e tá nessa situação. Obrigada!

  24. Edilza disse:

    Gostaria de saber se antes de fazer a aplicação do produto reposição de massa é preciso lavar e condicionar .pra depois aplicar a reposição de massa capiilar.

  25. Valdira disse:

    Tenho uma duvida
    Uso progressiva no cabelo
    Mais eu hidrato bem graças a deus sobre a hidratação ta bem
    Mais uns dia pra CA meu cabelo ta dando um pouco de queda
    Será se posso usar queratina?

  26. flor disse:

    fiquei na duvida de qndo e como fazer a reconstrução e a reposição da massa…
    faço o cronograma capilar, mas necessito da repossição da massa e nao sei onde ela entra
    obrigada

  27. Ana paula disse:

    Olá Boa tarde me chamo Ana Paula meu cabelo depois de uma progressiva sem formol afunafirmou ainda então deveria usar algo que reponha massa? O que poderia usar ?

  28. Thayanne disse:

    Eu posso misturar a queratina líquida na máscara de reposição de massa, pra usar como uma reconstrução?

  29. Larissa disse:

    Bom dia,
    Se eu comprar o Repair Rescue para reconstrução, é necessário mesmo assim usar queratina liquida?

    Adorei o blog!
    Bjss

  30. Cíntia mara disse:

    Faz mal para o cabelo ficar com a máscara repositora de massa nos cabelos dum dia para o outro, com o produto nós cabelos??

  31. Ana Paula cerqueira de lima disse:

    eu não entendi bem a diferença entre reconstrução e usar a queratina a recosntrução tbm não é uma queratina? não são as mesma coisa? e a reconstrução tbm não repoe a proteina e aminoacidos igual a reposição de massa?

  32. francisca disse:

    ola o meu cabelo era pouco, mas nao muito pouco como ta agora…ta ralissimo. ele é cacheado passei selagem e deu uma grande queda e ficou ralissimo…estou muto desesperada..que dica voce me da querida..

  33. Ana Paula cerqueira de lima disse:

    ola, to com duvida ainda, mas as mascaras reconstrutoras tbm não repoe massa? em qual estado o cabelo tem que esta para fazer a reposição de massa então?

  34. Stefani disse:

    Sarah me tira uma duvida posso fazer uma reposicao de massa uma semana e na outra a reconstrucao . Pra reposicao de massa o creme da morte subita e bom? Me ajuda por favor obg

  35. Marileuza dos Santos de Jesus disse:

    Sou cabeleireira mais tenho muito que aprender sobre reconstrução, reposição. Tem cliente que chega e diz eu quero fazer uma cauterização, pq meu cabelo está muito quebrado, isso é o correto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+

Top comentaristas

  • Top Commentator Award Emi (230)
  • Top Commentator Award Gabriele (222)
  • Top Commentator Award Ana Paula Barbosa (178)
  • Top Commentator Award Mônica Rodrigues (35)
  • Top Commentator Award Milene Silva (20)
  • Top Commentator Award Karine Rangel (15)
  • Top Commentator Award Ana Monteiro (8)
  • Top Commentator Award Taciane Araujo (7)
  • Top Commentator Award Yasmin (7)
  • Top Commentator Award Hevane soares (6)