Tem idade pra casar?

Bom dia gentee!

Então hoje vamos falar sobre um assunto que vocês me perguntam bastante: Casamento!

E a pergunta que mais escuto é: “Mas porque você casou tão cedo?”

 

Acho até engraçado quando acontece esse tipo de situação, em que a pessoa pergunta se sou casada, e quando digo que sim é automático a pergunta seguinte: “Você tem filhos?”, eu já rio hehehe, e respondo que não, e ainda reforço com: “E sou casada a 4 anos viu?!”. E sim, eu acho que me casei nova demais, levando em conta que tinha 21 anos, não tinha terminado, aliás, nem começado a faculdade, e não tinha uma vida financeira estabilizada, é, posso concluir que casei um pouco fora dos padrões, mas o que me levou a querer casar mesmo assim, além do amor que sentia pelo meu marido, claro, foi justamente a ideia que íamos construir tudo isso juntos!

 

Hoje em dia a maioria das pessoas adiam esse tão “temido/sonhado” dia, como desculpa por que querem ter uma vida construída, uma carreira sólida, para então aceitar que podem dividir tudo isso com um outro alguém, não acho errado, a propósito, esse é o caminho mais sábio a seguir, mas já que estou tocando no assunto, vou dar meu ponto de vista de ambos os lados…

 

Um casamento cedo como o meu, tem sim suas desvantagens, o fato de querer crescer com o seu companheiro quer dizer crescer em tudo MESMO, aprender a andar sozinho, depender do outro pra quase tudo, aprender que não são todos os dias que você vai acordar de bom humor, que vai ter motivos mais graves pra discutir do que “você acordou, saiu, e não me deu bom dia“, juro que já briguei com meu marido por isso, que se vocês não administrarem suas contas, juntos, vão ficar no vermelho juntos! e assim vai… A maioria das coisas, são fatos simples que você realmente só aprende com o tempo, idade, convivência e etc…

 

Por outro lado, sempre tive em mente, e tive exemplos disso se me permitem dizer, que as pessoas que tem a vida pronta, casa pronta, conta no banco cheia, já viajaram, já são vividas, também tem os mesmo problemas que quem casou sem nada disso, e com um certo agravante: “Não preciso dele(a), qualquer vacilo que fizer, dou o fora“. E estão certas! “Não construí nada com você, vou querer fazer com que dê certo porque?”

Tipo assim…

 

Resumindo… No fundo, quando vejo que as pessoas se assustam com minha decisão de ser uma mulher casada aos 25 anos, tiro a conclusão de que o mundo não acredita mais no amor, na construção de uma vida a dois, no valor da família, e todos esse conceitos que para a maioria das pessoas não passa de cafonice! Mas casamento não é esse martírio, traição, decepção e todas as coisas ruins que a mídia e as vezes a vida mostra, digo a vida porque claro, tem alguns casamentos que são um martírio mesmo, convenhamos que nem tudo são flores e não é todo mundo que acerta, paciência…

 

Mas como você vai saber se não tentar?

Só sei que minha história eu já estou escrevendo, ansiosa pelas próximas páginas…

Será que vem os filhos? Será que vamos continuar na mesma casa? Os mesmo costumes? As mesmas manias? Será que vamos envelhecer juntos? 

Agora só vivendo pra saber….

 

 

Desculpa desde já pelo pequeno GRANDE texto hehe

 

Beeeijos!

137 respostas para “Tem idade pra casar?”

  1. Amei o texto Maanuh! Estou no mesmo “dilema”. Tenho 21 anos também, e uns dizem ser muito cedo, outros dizem que pelo tempo de namoro que eu e meu noivo temos, já passou foi da hora de casar (estamos há 5 anos juntos, e há 7 meses noivos). Iríamos nos casar ainda este ano, mas, não deu, então vamos no casar no dia 1º de Março de 2014.
    Eu não acho que a minha idade influencie em alguma coisa. O que vale, pra mim, independente de situação financeira, de idade, etc., é o AMOR! E isso nós temos muito um com o outro, e assim nós sabemos que podemos construir tudo juntos. Nossa inexperiência com toda certeza vai nos fazer “quebrar a cara”, mas também acertar. Vamos aprender com nossos próprios erros e caminhar juntos!

  2. Dayana disse:

    Ameei o Assunto, Super a minha cara rsrsrs !

    Tenho18 quando falo para as pessoas que vou casar ainda esse ano, todas falam a mesma coisa,
    Mais vc é tão Novinha !

  3. Iasmin disse:

    Realmente esse é um assunto que deixa muita gente de cabelo em pé rsrs com essa historia de só ficar de amizade colorida esta deixando o amor morrer e as familias se acabarem cada vez mais, eu sou do tipo bem antigo mesmo eu nao vejo a hora de casar ter filhos mas tambem nao quero escolher a pessoa errada pra ficar do meu lado por muito tempo por isso que eu sou a favor do namoro por muito tempo rsrs . Bjs

  4. Priscila Francyeli Pena disse:

    Maanuh adorei o texto!
    É verdade, com tudo que vemos passando na mídia muitas vezes deixamos de acreditar no amor, em construir uma vida a dois, etc…
    Mais eu acredito no AMOR que eu e meu namorado temos um com o outro temos 1 ano e 10 meses de namoro, e só pensamos em casar depois que formarmos a faculdade, pois eu literalmente dependo do meu pai para pagar minha faculdade (pois não trabalho), mais o meu sonho é casar, construir uma família, e ser feliz independente da minha idade.

  5. Wall Ramos disse:

    Manuh q historia linda de vida a sua…adorei tudo q vc falou e concordo tbm
    as pessoas não acreditam mas no amor hoje em dia…o que importa mesmo éh
    o amor de vcs dois!

  6. Lizy Moreira disse:

    Engraçado né Maanuh, tu casou com 21 anos e acha que foi nova demais e eu que casei com 17 ;O! #TodosSeEspantam …. Pois é, sou evangélica e penso de forma diferente tbm, vejo as coisas de modo diferente , o “cafona” pra mtas pessoas , e daí se é ou não? se sou nova ou não?… Namoramos durante 3 anos, noivamos e nos casamos! Logo logo faremos 4 anos de casados tbm, e sou mto feliz na minha “loucura” kkkkkkkk
    E tbm estou ansiosa pra viver as próximas páginas desse amor…. ❤❤
    O que importa não é idade, o tempo, e sim o amor ❤ se tem ele tem tudo!

    • Thaislanne disse:

      Ola! Quando vc se casou estava com casa pronta ? Ou ñ tinha casa ainda?..tbm tenho 17 vou interar dois anos mes que vem de namoro, ja fui pedida em casamento, e quero muito me casar ..

    • também achei o super texto lindo, eu mesmo tenho 16 anos e meu noivo 23, e iremos casar, meu problema só é meus pais, eles acham que só pelo fato de querermos casar, acha que já vou te filhos e largar meus estudos, pelo ao contrário, eu vou continuar como antes (estudando) só é que vou está casada. As pessoas julga muito, fala que não da certo, que somos novos, enfim. A família dele super apóia e me incentiva ainda a nunca largar os estudos, só a minha que tem esse pensamento ” besta”

      • Verônica Carvalho disse:

        Larissa eu também tenho 16 anos vou noiva e meu namorado tem 18 anos.
        Sou evangélica para glória de Deus.
        A minha mãe acha que devo terminar os estudos para depois casar. Mas avó do meu namorado é a família fala que nós já tem que se casar.
        Tem pessoas que fala que sou nova namorada só fico imaginando na hora que ficar sabendo que vou noiva
        Sei que vou escutar muitas coisa quando as pessoas ficar sabendo. ” Você tá grávida?” ” Você é muito nova” etc.

        A maioria das pessoas fala que os maior número de divórcio é com jovens que caso cedo. Eu não acho isso, o erros da pessoa elas já entra no casamento falando assim se não dá certo largo , em fez de falar vou lutar para esta casamento ir até o fim.
        Vou noiva com 16 anos e este ano faço 17 no fim do ano. Vamos ficar quase 2 noivado depois vamos no casar

  7. jessica fernanda disse:

    Casei aos 20 e escuto muito, você é louca mais acredito no amor e na construção da família!
    Adorei o texto!

  8. eu vou casar quando tiver terminado a facu e tiiver uma vida financeira boa ja.. mas acho que você seguiu seu coração e pra isso nao tem certo e errado. se quiser dar uma olhada, meu canal sobre maquiagem http://www.youtube.com/user/giovanaferreiraa/videos beijo

  9. Janaina disse:

    Lindo manuh! é isso mesmo, tem que acreditar no que vem dentro de você e não da opinião de outras pessoas . Lindo casal. Adoro seu blog, linda.

  10. Taís DiasTaís Dias Mendes disse:

    Super me identifiquei!! *–* Tenho 20 anos (completados hoje rs) e vou fazer dois de casada. Decidimos casar para construimos uma vida juntos. É claro que já passamos por diversas difuldades, mas graças a Deus, estamos em uma das melhores fazes de nossas vidas e cremos que muitas outras virão. Beeijos xD

  11. Priscila Medeiros disse:

    Olá! Acabei de conhecer seu blog, estava procurando por resenhas dos batons vermelhos da vult hehe. Enfim, adorei seu blog e pode ter certeza que acabou de ganhar uma leitora =D

    Beijinho!

  12. Leilane disse:

    Gostei da sua opinião!!
    Também casei super nova aos 20 anos, e todos perguntam a mesma coisa já tem filhos?
    é mesmo engraçado, mas tb hoje em dia muitas meninas estão casando pq engravidaram antes do tempo, um grande erro! Pq casamento é pra vida toda, e a vida a dois não é fácil, olha que namorei 4 anos e ainda penso q poderia ter namorado mais, temos q conviver, viver, conversar muito antes de tomar essa decisão tão importante que é construir uma família!
    Apesar da sociedade e a mídia esta manipulando, e tentando de uma certa forma destruir a essência que é família conforme na bíblia, conforme Jesus nos ensinou.
    Pra mim FAMÍLIA é pai e mãe..
    beijo Manuuh :*

  13. DYLA ÉDYLA PÉDYLA PRAXEDESRAXEDESPRAXEDYLA PRÉDYLA PRAXEDESAXEDESEDESedyla praxedes disse:

    Mas é claro que não tem idade pra casar!!
    Casei com 17 anos quer dizer umas semana depois dos 16…rsrsr
    E não me arrependo, de forma alguma, se pudesse faria tudo novamente, em outubro completaremos 3 anos de casados, e estamos muito feliz, claro que não existe casamento perfeito, mas existe casamento feliz! E Deus estando no meio é mais abençoado ainda!!
    Bjão Maanuh!

  14. Priscila Medeiros disse:

    Olá! Acabei de conhecer seu blog, estava procurando resenhas de batons vermelhos da vult hehe. Adorei seu blog e tenha certeza que ganhou uma leitora!!!

    Sobre o texto, concordo com você! Tenho 19 anos e vou me casar ano que vem, com 20 e meu noivo com 23. Antigamente eu dizia que não me casaria antes dos 25 POR NADA, beleza. Ai conheci o amor da minha vida, e antes mesmo de começar a namorar (já éramos amigos há 2 anos rs) já pensávamos em como seria nosso casamento!!! Quando a gente ama, quer casar logo, eu aprendi isso! Só temos 1 ano e meio de namoro e meio de noivado rs, mas nós dois sabemos bem o que sentimos e querermos, ou seja, só falta casar!!!

    Beijinhos! =D

    • Marina disse:

      Engraçado, estou passando por uma situação parecida. Tenho 19 anos e meu namorado 18, namoramos 1 ano e pretendemos casar ano que vem, mas fica a dúvida e argumentos das pessoas até dos seus pais, Pq tão cedo? se eu fosse você esperava. Casamento não é aquilo que você pensa! Eu estou no segundo período da faculdade, comecei a trabalhar com 17 anos e estou no mesmo emprego ainda. Meu namorado tem casa, trabalha e mora sozinho. Então estou meio com medo, mas eu queria muito ariscar até pq eu o amo e vejo que é reciproco. E a idade está me deixando um pouco receosa tbm depois de escutar tantos palpites que não não devemos agora.

      • Eu meio que também estou passando por uma situação parecida, só que vou casar aos 16, se Deus permitir. E em termo de seus pais, os meus pensa da mesma forma e acha que vou largar os meus estudos, só pelo fato de eu querer casar. Antigamente eu tinha um pouco de medo, mais hoje eu penso dessa forma: Os meus pais já viveu as aventuras deles, eles tem que deixar eu viver a minha e para casar não tem negócio de idade não, o importante é ver se vocês se amam, o resto é só resto. Boa sortee!!

  15. Suellen Martins disse:

    Super amei o post de hoje, não tenho nem o que falar.
    O amor é lindo, casamento é um presente de Deus.

    Que Deus continue te abençoando (:

    Amei a foto com seu esposo!!

    Um beijo

  16. Jaqueline Souza disse:

    oi maanuh! sei bem o que eh ter pessoas falando ‘ahhh mas voces sao tao jovens! eh tao cedo!” kkkkk

    casei aos 22 – meu marido e eu temos a mesma idade – e tinhamos apenas 10 meses de relacionamento, mas quando se sabe que eh AQUELA pessoa e que voce quer ficar por toda a eternidade ao lado dela nao tem porque adiar. queriamos construir tudo juntos e crescemos juntos consequentemente.

    concordo com voce sobre a questao de ter tudo e so entao casar… tambem vi situaçoes assim bem proximas a mim (‘sou independente, toda vida fui, consegui tudo sozinha, blabla…). cada um sabe seu momento e se esta pronta para ‘começar uma vida’. nao eh ter tudo ou ter quase nada que ira nos preparar para isto.

    nao me arrependo de ter casado ‘jovem’. sou extremamente feliz com a familia que tenho hoje. somos casados ha 4 anos e meio e no nosso aniversario de 1 ano ja estavamos ‘gravidos’. aprendemos, sofremos, amamos, crescemos… coisas que nunca abriria mao.

    =)

  17. Drielle disse:

    Noosa Manuh ameeei a sua historia tenho 17 anos e acho que se realmente estivesse preparada me casaria tambem nao me importaria com a opiniao dos outros .. sonho muito com o dia do meu casamento e acho que os problemas temos em todos os lugares e acontece com todos e um dia vamos passar por eles cedo ou tarde né , adoro seu blog e sou LOUUCA por melissa como voc ♥
    Beijoos :*

  18. Larissa Souza disse:

    Acredito que não tenha idade específica para se casar, o que têm demais é tabu e crença na sociedade, que por sua vez, limitam muito as pessoas. Antigamente as pessoas se casavam com 13/14 anos e era “normal”, hoje em dia se uma garota resolve se casar aos 18/19 é absurdo, é loucura!! Claro que os tempos são outros, muita coisa mudou, é preciso o mínimo de estabilidade, dentre outros “requisitos”, mas o que as pessoas esquecem mesmo de respeitar é a opinião e decisão dos outros! Deixa o povo amar, ser feliz! #sociedadehipócrita

    Tenho 6 anos e meio de namoro, no auge dos meus 25 anos… se tivéssemos condições, já teríamos nos casado há muito tempo… mas uma hora tudo se ajeita. <3

  19. Ermeli Roffna disse:

    Merece o meu ctrl+v.Eu me casei com 19 anos escuto isso todos os dias,acho que vc pensa igual a mim,parece eu falando comigo mesma! rsrsrsrs. Bom estamos construindo tudo juntos e não me arrependo, acho que minha história foi escrita por Deus.Realmente nao existe casamento perfeto mas existe sim casamento feliz e o meu é a prova disto.Estou muito feliz com minha decisão,amanha completarei 3 anos de casada e 6 anos de felicidade ao lado meu amigo,namorado,companheiro pra toda vida.

  20. Erika disse:

    Oii Manuu #Fofa ^^
    Namorei 3 anos e me casei aos 20 e meu marido com 23 anos. Tb acho que foi cedo em relação a finanças e até maturidade, mas como você disse a experiência de crescer os dois juntos é maravilhosa! Em outubro desse ano fazemos 11 anos juntos e em setembro 8 anos de casados 😀
    Não me arrependo de maneira nenhuma! Curtimos 7 anos como casal e hoje temos um baby lindo #Daniel.. Veio no tempo de Deus! Na hora certa para as nossas vidas!
    Como você sabe sou evangélica e creio que Deus tem o melhor pra nós e no tempo dEle que sempre é PERFEITO!
    bjinhus
    #AdóguvC 😉

  21. cchristiane disse:

    Que fofo *-* concordo , eu me casei aos 20 anos pela 2° vez ( a primeira com 16 anos com direito a veu e grinalda mas não era pra ser =) acreditei que Deus tinha algo bom para minha vida e não perdi as esperanças de ser Feliz ). Me casei pela 2° vez já sabendo de todas as dificuldades de um casal,mas eu amo ele hoje temos um filho lindo de 9 meses e eu CREIO que Deus tem o melhor para nossas vidas e vamos vivendo um dia de cada vez, sem medo de ser feliz, e nós acreditamos que vamos ficar velhinhos e juntinhos vendo nossos netos!
    bjs Maanuh

  22. Sara Silva disse:

    Também casarei cedo , e quando conto para as pessoas que vou casar com 18 anos ( esse ano , em novembro ) as pessoas já pensam que estou gravida e coisa do tipo kkkk ‘ , gente eu acho que assim , minha opinião , a vida tem mais chances de dar certo quando ambos vão crescer juntos ( ou seja , não tem nada rs rs ) porque você vai passar por dificuldade juntos e acho que quando a pessoa já tem sua vida formada ( casa , emprego , apartamento , conta cheia no banco , independência financeira … ) ela vai querer casar para que ? porque essa pessoa não vai aceitar ninguém dizendo o que ela tem que fazer , pq ela que se sustenta e não precisa de ninguém , eu acredito que no casamento um tem que depender do outro ( os dois trabalhando , e se sustentando juntos ) dividindo tudo juntos , pois se não e assim e muito difícil de dar certo viu !

  23. Priscila disse:

    Oiee Manuh, adorei o seu post… Penso como você, tenho 18 anos namoro a 2 anos e vou me casar o ano que vem e não vejo mal algum em se casar cedo, isso é tudo o que sempre quis e sonhei… Parabéns a você e a seu marido, vocês formam um lindo casal…
    Beijos manuh e se puder da uma passadinha no meu blog http://priscilapradoo.blogspot.com.br/

  24. Eli disse:

    Tenho 17 anos e sou casada , faaz 1 ano … e sou feliz pela escolha que fiz , de amadurecer ao lado dele ;*

  25. Vanessa disse:

    Super concordo com você… temos que arriscar… e quem faz tudo certo e acredita em Deus de verdade , duvido não ser feliz. =*

  26. Jéssica Katrine disse:

    Ainda acredito no AMOR, sei que vou amar alguém ao ponto de casar. Não acho que existe idade pra casar, quando tem que acontecer, acontece, nada impede, quando há vontade de Deus está nisso aí que dá certo mesmo! Eu fiquei noiva com 20 anos, mas terminei o noivado e acredito que não era a pessoa certa pra mim, não me arrependo do término. Tenho certeza que se o AMOR da minha vida já tivesse aparecido eu já teria casado. Mas confio em Deus e minha hora vai chegar, hoje estou com 22 anos e na metade de uma faculdade tô tranquila Graças a Deus! Mas sua história é muito linda manuh, me lembro quando você foi casar, achava você novinha, mas um belo casal. Que Deus abençõe eternamente esta união, que sejam felizes até a ETERNIDADE. Beijos sua linda.

  27. Que lindo texto! Mas assim que é bom. Arriscar e ver no que vai dar. Confiar e seguir! Super amei e concordo muito com você. Apesar de que, não pretendo casar cedo. Sou louca pra casar, mas cedo, me dá muito medo, sabe? Justamente por causa da vida não estruturada. O seu marido é mais velho que você? Porque o que eu vejo geralmente por aí é que quando o noivo é mais velho do que a noiva, a noiva normalmente casa mais cedo.
    Beijos Beijos!
    Visite também:
    Blog Me Conta Mais

  28. jessica disse:

    amei o testo , e vou te dizer que estou na mesma situação meu casamento esta marcado pra daqui um 1 ano a gente já comprou apartamento e estamos lutando muito juntos para conseguir as nossas coisas , eu tenho 20 anos , e todos me dizem que sou muito nova pois ainda nem me formei e larguei pela metade a minha profissão de comissaria de bordo , pois vou me casar com o homem que mais amo nessa vida, eu apenas prefiro não responder os comentários , pois não é pq vc vai casar é que vc vai parar no tempo , meu noivo faz faculdade e eu continuo estudando , apenas vamos nos unir para seguir nossas lutas juntos , pq juntos somos mais fortes formamos um time , e quer saber não acho que idade define o que é cedo ou não pois me acho muito mais madura do que muita mulher de 30 anos por ai … só acho isso beijooo

  29. Oi Maanuh, Achei super interessante esse assunto, por que eu também casei muito cedo ( com 17 anos), e já faz 5 anos que sou casada, e como vc não me arrependi, meu esposo é super companheiro, e eu amo d+. Hoje tenho 22 anos e já sou mãe de meninão de 2 anos e 9 meses, que é a minha vida.

    Desejo a vc tudo de bom.

  30. Aline disse:

    Amei o assunto Manuh….Podia falar sobre isso mais vezes 😀
    rsrsr

  31. DAYANE disse:

    Dizem isso a vc que casou com 21 e eu que casei aos 15, pois é, tenho 4 anos de casada também, hj tenho 19! Ah, foi a melhor coisa que eu fiz pois hj já tenho a minha pinguinho de gente que me faz muito feliz, minha Letícia tem 2 anos 😀 Mesmo sabendo que foi tudo muito cedo e que eu “perdi” de aproveitar algumas coisas, mas eu sou muito feliz com a minha familia. Bjs Manuh acompanho sempre eu blog, sou fã *-*

    • Julianny disse:

      Oi, Tbm Tenho 15 Anos, E Eu E Meu Namorado Estamos Pensando Muito Em Casar, Porém Dentro De Mim Há Aquele Medo De Não Dar Certo!
      Como Vc Teve A Certeza De Que Era A Hora Para Casar?

  32. Sara Silva disse:

    Acho engrançado que muitas das vezes as pessoas que nos criticam por casar cedo , casaram cedo tambem kkkk , e meninas pelo visto tem muita menina que casou cedo aqui nesse post que não se arrependeu kkk !
    #euapoioafamilia

  33. Luana disse:

    Otimo texto Maanuh !!

    Tenho 21 anos e tem 3,5 anos que estou com meu noivo e vamos nos casar em fev de 2015 se assim deus permitir ..
    Estamos adquirindo nossas coisas juntos casa esta quase pornta.. carro estamos comprando .. carreira vem depois .. ele faz faculdade e eu vou começar a fazer mas creio que isso não vai nos atrapalhar em nada (vamos estudar na mesma faculdade hehe) o qe importa é o amor que sentimos um pelo outro e falta que sentimos um do outro quando não estamos perto .. é dificil
    Parabens por sua escolha muitas pessoas me falam qe sou muito nova .. mas não ligo .. afinal de contas quando eu me casar terei 23 anos .. idade boa !! ; )

    Vi as fotos do seu casamento aqui no blog e o seu vestido foi a coisa mais linda .. até salver uma foto sua no meu pc kkkk’

    Beeijo !!

  34. Jacqueline Laísa disse:

    Ah Maanuhzinha a sua história é linda e fico muito feliz por isso, mais acho que para saber o momento certo não tem receita depende de tudo da pessoa, da família, mais o importante é viver cada dia, construir algo legal, onde se sinta segura e feliz.

    Obs: Maanuh lembra aquela menina que te disse sobre as unhas e vc ma deu uma dica das velas, então já comecei e eu acho que esta dando certo OBRIGADO e seu blog esta ficando cada dia melhor parece que vc sabe o que quaremos ler e saber. Beijos e fique com Deus S2

  35. Isabella Barros disse:

    Manuh, esse foi um dos melhores textos que já li no seu blog.

  36. Stephany Magalhães disse:

    Super Amei o assunto, tenho 22 anos, e vou me casar em janeiro de 2014, terei 23 anos, a maioria das pessoas ficam falando q sou muito nova para casar, mas acho q n… Já estamos juntos vai fazer 7 anos, se nos amamos e temos certeza do q queremos, pq n??? Graças a Deus já me formei, ainda n atuo na área, mas pretendo e ele tem um emprego bom… E o + importante temos Deus em nossas vidas e muito amor um pelo outro e ambos para Deus!!! Pq sem Deus, impossível ter um relacionamento saudável…!!! Adorei o texto Maanuh… bjocas!!!

  37. Rosi Rocha disse:

    ameii Maanuh..
    acho lindo sua história e adorei o texto
    Apesar de achar que vc casou muito nova, não julgo.. admiro sua decisão e acho lindos os casais que querem sim se casar e dizem ‘é pra vida toda’ e eles fazem valer cada dia da união.. lutam pra viver a vida toda juntos, nao têm essa de ‘se nao der certo eu separo’
    Eu acredito no amor, acredito no casamento, sou careta?! Simmmm!!
    Como disse o Papa Francisco agora na Jornada Mundial da Juventude, sejamos revolucionários!! Se casamento tá fora de moda.. eu sou mais que careta!!

  38. Marcia Leticia disse:

    Oi Maanuh, já sou sua leitora a algum tempo, mas nunca tinha feito um comentário nos seus posts. Mas hoje ao ler este seu pequeno grande texto me dispus a escrever.
    Fiquei emocionada com o seu depoimento, pois esta é uma decisão de uma verdadeira mulher de verdade! Tenho várias amigas que não sonham com este grande dia; ou não pretendem ter um namoro visando num futuro casamento.
    Não casei (ainda) mas daqui uns anos, pretendo casar, já conheci aquele que ira dividir a vida junto comigo, só estamos esperando uma data propícia para este grande dia. Seu texto me ajudou e me motivou muito, e respondendo a pergunta, não, não tem uma idade certa para casar. Bjos *–*

    • Juliana disse:

      Hoje em dia as pessoas por não acreditarem no amor ou que podem ser felizes constituindo uma família não pensam em se casar mesmo.
      Casamento dá trabalho sim,mas compensa…

  39. Raissa Luiza de França disse:

    Perfeito, tenho um namorido desde os 16, me sinto muito segura e feliz ao lado dele, não casamos ainda por falta de grana mesmo, mas tudo está se encaminhando, felicidades. (:
    P.s: quem é mais precoce que eu? Ainda vou completar 18 semana que vem *-*

  40. Jaqueline Gil disse:

    Olá Manuh!!! Eu tbm me casei cedo, com 23 anos e quando completei um ano de casada eu engravidei … hj com 25 anos tenho dois anos de casada e uma filha (linda) de 5 meses. Não me arrependo de ter casado cedo, para os padrões de hj isso é cedo, pois além do amor, meu esposo e eu estamos juntos construindo nossas vidas!!! Qdo nos casamos não tínhamos uma vida estabilizada e sem contar que namoramos apenas um ano e decidimos nos casar. Acho esta questão de idade muito relativa e o que realmente importa é o casal querer estar juntos e construir uma família!

  41. simone disse:

    Voçê até que não casou tão nova assim, eu mim casei aos 20 anos, não acho que mim casei cedo demais, tenho 10 anos de casada, uma filha de 5 anos e já estamos num relacionamento de 15 anos, por sermos evagelicos, talvez pensamos diferentes.

  42. Gleice disse:

    Aaaaaaaaaa q lindaaa <3
    Eu sou casada desde os 17 praticamente…tive meu filho antes do casamento, e se me arrependo ou acho q caseii cedo d+++??
    Nãoo não me arrependo de nada do q fiz, faria tudo novamente pq foi permissão de Deus na minha vida! E sim me caseii cedo d++….mas com a certeza q eh o amor da minha Vida, Pai dos Meus filhos, Homem dos meus sonhos!
    Nada e perfeiitoo e nunca sera, mas agradeço a Deus a cada dia por me dar forças pra suporta os obstaculos!!
    Tenho o mesmo ponto de vista q vc…hoje com meus 23 aninhos(qse 24), ja vivi muito q muitaaaa menininha por aii..ja tenho mais do q elas poderiam imaginar em ter, e doiis filhos lindooooooooos q sao meuu TUDO!! Beijoos ameii o post
    Parabens Manuh <3

  43. Sandra Ferreira disse:

    Que assunto mais do que interessante esse. Li todo seu texto e todos os comentários até aqui. Sugiro mais assuntos aqui pra gente conversar, foram tantos comentários, o que indica que as meninas gostaram. Agora minha opinião é que se diz tanto que é cedo pq certamente as pessoas mais velhas, ou vividas sabem e já passaram por todas as dificuldades que envolvem um casamento e não é de se espantar que achem que será muito mais difícil pra alguém com menos idade conseguir suportar essas tempestades que inevitávelmente surgem durante um casamento. Também não acho que idade seja parâmetro pra nada, pq cada um é cada um. Mas vale lembrar que não dizem por mal, acredito que a maioria diga pra tentar evitar um futuro sofrimento. Não me casei cedo, mas gostaria de ter me casado, acredito no construir juntos, cair e levantar, aprender juntos com os erros, e crescer através deles. Mas minha hora chegou mais tarde, sou casada há 8 anos e tenho uma filha linda de 5 anos. Namorei por 3 anos e fizemos aquilo que deu sem esperar ter tudo para casar, senão não teríamos casado até hoje. E é isso, estamos na luta, na alegria e também na tristeza, até a morte nos separe? Isso já não dá pra dizer….

  44. Juliana disse:

    Amei o post,e penso como vc. Também me casei cedo aos olhos dos outros mas depois de 5 anos juntando namoro e noivado acho que não apressamos nada.
    Não tinha motivos para esperar +,tinha certeza da minha decisão de me casar e com quem me casaria.
    Em agosto completo dois anos de casada e posso dizer que sou muito feliz por isso,aprendemos e crescemos muito juntos e acredito que essa é a razão de se casar,realizar sonhos e aprender juntos.
    Muitos já não acreditam no amor verdadeiro e no casamento duradouro e isso é triste.

    Maanuh Não sei se vc já leu ou ouviu falar do livro Casamento Blindado, eu já li e recomendo é muito bom!

  45. Juliana disse:

    Acho que não tem idade para se casar desde que se tenha certeza do que se está fazendo…pois pra mim casamento é para vida toda. E se realmente ama consegue enfrentar todas as críticas e comentários que possam fazer a respeito da idade,maturidade e coisas do tipo.

  46. luciene salvador costalu disse:

    Manuh bom dia amei post,me casei com 18 agora tenho 22,mta gente pergunta ,ou fala vc é louca e respondo EU AMO AQUELE QUE ME FAZ FELIZ ,tbm casei como uma princesa ,mas casamento não é só vestido ,festa e presentes é uma nova familia que começa apesar de não ter filhos a vida em casal sempre estamos conectados ,parabéns pelo seu trabalho…..bjoooo.

  47. Raissa Brito disse:

    Boa tarde minha linda 😉 Em primeiro lugar, quero te elogiar pelo blog, muito lindo e mt bem feito, Simples e sofisticado. Suas dicas são maravilhosas e vc é um poço de educação 🙂 e mt bonita por sinal! PARABÉNS. Mas ei a pergunta que me fiz agora, vcs namoraram por quanto tempo, antes de tomarem a decisão de unirem mais e mais o amor de vcs?!

    Beeijos 😉

  48. Alannis disse:

    Oiie Maanuh, não acho qe vce casou cedo não, minha amg tem 17 anos e já é casada. Eu tenho 15 e comecei a namorar com 12 anos e estou com ele a 2 e meio. E tmb mto por aqi as meninas novas já tem filhos, conheço 2 meninas qe tem 15 anos e estão gravidas outra amg minha teve o filho dela no começo do ano, engravidou com 14 aninhos. Não acho qe vou casar com mais de 19 anos se eu continuar com esse meu namorado “qe é provável” eu noivarei com 17 anos…. Aiii sim acho nova… Maiiiiss como ele é mto mais velho qe eu pra ele ta bom.. ele tem 21 anos…. Parabéns pelo seu casamento… mto lindo os 2 🙂 bjsss

  49. Thaís de Souza disse:

    Nossa que lindo manuh concordo com absolutamente tudo , só tenho 17 anos e namoro há quase 7 meses pode parecer pouco tempo , e realmente é , mas eu tenho a certeza que meu namorado é o homem da minha vida , e nós vamos nos casar hihi’ acredita que já até fez o pedido ? Com menos de 7 meses de namoro ? Pois é ele fez , só que meu pai é dos tempos das antigas e não aceita , tanto que até hoje ele não deixa eu namorar , então eu e meu namorado estamos a espera , para quando eu completar 21 anos e ficar maior de idade nos possamos se casar , vai demorar um pouquinho ainda , e nesse tempo é que vamos nos conhecer melhor (mais do que já se conhecemos néh ?! u.u) , mas então é isso aí.
    MUITAAAAAS FELICIDADES PRA TI E SEU MARIDO <3

  50. AHHHHHHHHHHH eu amei *————*
    Tenho 20 anos e me casarei ano que vem .. Eu acho q as pessoas só adiam por incerteza e medo, mas nós estamos suuuuuper ansiosos por uma vida de casados ♥

    Beijos Maanuh linda , sucesso 🙂

  51. Eula Paula disse:

    Manuh, adoreiii sua história e seu texto!
    Bom tbm casei cedo, sou casada há 3 anos, tbm casei com 21, e não me arrependo.
    Deus me de um Marido maravilhoso! E sou grata por isso. Já estamos tentando nosso herdeiro rsrsrs…Que Deus abençoe grandemente a vida de vcs. um bjãooo

  52. Marcella disse:

    Bom, eu acredito no amor e na instituição do casamento, assim como penso que o casamento é pra sempre, por isso deve ser uma decisão tomada com muita maturidade… Eu quero casar só depois de ter meios de ser independente financeiramente, e discordo quando dizem que a pessoa que casa e já tem a vida feita não dá o mesmo valor a construção da vida juntos. Eu quero ter minha independência justamente pra ser capaz de ajudar meu futuro marido a construir nossa vida juntos, pq acho uó mulher hj em dia dependendo de marido pra td… Quero poder pagar meu casamento e montar minha casa junto com meu futuro marido, acho mto injusto deixar td pro homem pagar, sendo que é algo pro futuro do casal.

  53. Camila Gomes disse:

    Amei Maanuh…. Sou evangélica e tenho 21 anos, já namoro a quase 6 anos. Acho em primeiro lugar q a pessoa tem q se casar quando for a vontade d DEUS e depois quando tiver a certeza q ama a pessoa de verdade. Não podemos entramos numa relacionamento só pensando nas lutas e dificuldades, pois isso acaba frustando os nossos sonhos. Temos q pensar q cada luta é DEUS nos ajudando a crescer e q no final tudo vai dar certo. E tudo na vida tem seus sacrifícios. E quando temos uma pessoa do nosso lado q nos ama e q nos amamos tbm, tudo fica mais fácil. Se DEUS permitir vou noivar esse ano e me casar em 2014. Naum vejo a hora d estar casada. E ser uma Senhora-Jovem. rsrsrsrs
    Gosto muuuuuito do seu blog!!!!
    Um versículo pra vc: “Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.
    Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.”

    Salmos 37:4-5

    Bjussssss! 🙂

  54. Erica Sousa disse:

    Como sabe manu ja estou com o pé quase no casamento. E muitas pessoas mim diz que sou muito nova, só que penso que quero construir minha vida com ele… espero esta pensando certo… pois quero ser muito feliz, como ja sou…
    Bjs manu amei esse post…
    AMO O BLOG <3

  55. Gisa Branco disse:

    Passo sempre por essas perguntas… E olha que casei aos 25 rsrsr
    Beijinhos e seja feliz pois a felicidade não tem idade!!!

  56. Daia disse:

    Super amei o assunto abordado.
    Eu faço em setembro 22 anos, e namoro já há 7 anos, e por enquanto só namoro, se dependesse de mim já estaria casada a muito tempo AHAHAHAHHAHAHA, mas falta terminar a faculdade, o emprego, dinheiro e casa.
    Enfim…Felicidades!

  57. Dayse Bernachi disse:

    ~Ahaa liinda sua historia Maanuh!!! tbm não sou padrão de relacionamento não fuii mãe aos 16 anos (Hoje foii a melhor coisa kii aconteceu na minha viida) por ser imatura demaiss eu e o pai do meu filho ficamos longos 8 anos de idas ii vindas hihii hoje estamos juntos de vddd trabalhando juntos (montamos um deposito de agua) e planejando um futuro aii … axo kii hoje não precisa ter idade nem situação financeira pra casar nao okii importa é ser feliiz independente da situação!!! bjos Diva no <3

  58. Noemi Furtado disse:

    Amei esse post!!! Logo estarei casada no civil haha. Apenas 18 aninhos e meu esposo 21 >.< Moramos juntos fez um ano ontem, é muita felicidade. ♥

  59. Regiane Leão disse:

    Acho que já comentei sobre esse texto no face,mais vim comentar aqui também….
    A o casamento,um tema ótimo para debater e amei você ter feito esse lindo texto aqui no blog,eu também me casei super cedo,tenho 19 anos, meu esposo vai fazer 22 anos (05.08),e estamos a 2 meses casados no civil apenas,estávamos 2 anos juntos e dentro de 1 mês resolvemos casar e viver esse nosso amor,cheio de altos e baixos…minha mãe dizia que eu tinha que me casar com um homem bem sucedido na vida,e eu sempre do contra,dizia pra ela que era ao lado do Hitalo que queria construir as coisas,começar minha faculdade,e lado a lado estariamos se ajudando,hoje sou grata pelo esposo que Deus me deu…

  60. Jess disse:

    Foi todo fofo o seu texto e tudo mais,
    porém preciso comentar: “não te dava nem 20 anos ahahaha”

    Fico feliz que você encontrou a pessoa certa e vocês estão construindo tudo juntos,
    muito amor pra vocês<3

  61. Erica disse:

    Amei sua historia Maanuh ! Eu tenho 19 anos e vou me casar em dezembro, varias pessoas vem me desanimar falando q somos mto jovens ( Meu noivo tbm tem 19 rs ) Mas a gente não se importa e nao liga para o que os outros falam U_U
    As pessoas nao entendem que quando amor fala mais alto nao dá pra fugir né rs’ Deus abençõe você e seu esposo ! Adoro Muito sue blog, é meu vicio rs Beijos

  62. kalytha disse:

    cada texto mais lindo do q o outro!

  63. Brenda rafaela disse:

    Ola Maanuh, nossa vc falou tudo viu tenho 20 anos comecei a namorar com 15 e com 17 fui morar com meu marido, as pessoas me julgaram muito mas tinhamos nossos motivos alem do amor e daquela vontade enorme de sempre estarmos juntos. No começo foi muito dificil mas eu sabia que Deus tinha algo guardado para nós e junto com nossa fé fomos derrubando barreiras ao longo desses 5 anos juntos…Sou muito feliz moramos ainda com minha sogra( que é uma pessoa maravilhosa, uma segunda mãe), e graças a Deus vou me casar dia 22 de novembro de 2014 e como sei que Deus nunca faz as coisas pela metade tenho certeza q depois desse sonho realizado, teremos nossa casa, nosso carro e nos preparando para termos nosso anjinho( que é um outro sonho meu ter um bebe). Te desejo toda felicidade do mundo, que Deus abençoe vcs dois e lhes de um casamento forte e solido e com muito amor!! Bjoos

  64. Thaymara Oliveira disse:

    Casei com 19 anos… Já tem 2 anos que sou casada e sempre me fazer as mesmas perguntas….

    Sou tão feliz com o meu casamento que se pudesse casava antes…. kkkk…. bjsss

  65. Tatiane Monteiro disse:

    Sua historia é muito linda manuh felicidades pra sempre casal

  66. Marina Oliveira disse:

    Eu, ao contrário de vc, nunca casei mas sou mãe de um menino de 7 anos! Tenho 24 e um verdadeiro pavor a casamento! Já planejei muito com um ex, quase ficamos noivos mas digo a todo mundo: tenho o dedo podre! rsrs meus últimos relacionamentos só fizeram agravar minha falta de interesse no assunto mas tenho isso desde muito nova, nunca sonhei com casamento! Me acho muito individualista pra ter uma vida a dois, planejo mais morar sozinha com meu filho do que casar! Mas acho lindo quem tem a sorte de viver um casamento que dá certo! Vc tá de parabéns e não tem q pensar q está nova não! Tem q se orgulhar de ser nova e viver bem com seu marido!!!

  67. elidiane faustino disse:

    oi manu começei a assistir seus vídeos pelo yt e não parei mais , vc é muito linda e carismática .Bem,eu também me casei bem novinha aos 18 anos e meu marido com 21,estamos há 12 anos juntos e não me arrependo de ter casado tão novinha ,hoje tenho dois filhos um de 9 e 3 anos e somos muito felizes! beijão e continuo acompanhando seus vídeos

  68. Ana Rodrigues disse:

    Adorei esse texto, até porque também me casei muito cedo e o pessoal tem muito preconceito né? Adorei o seu blog, acompanho sempre.. parabéns pelo sucesso!

  69. Nossa Maanhu o texto é grande mesmo, e confesso que pensei ahh vou ler isso não, mas quando comecei a ler não conseguir parar. É de uma profundidade imensurável as questões que você aborda. E concordo com suas palavras. Me casei com 23 anos e não me arrependo! Quando nos permitimos amar <3 verdadeiramente, DEUS se encarrega de fazer durar eternamente! Parabéns e que Deus continue abençoando sua família linda, e que venham os filhos kkkkk bjo

  70. Deta disse:

    Lindo texto! Se encontrou o homem de Deus para sua vida, esperar pra quê?
    Eu ainda não casei, estou esperando o Senhor mandar meu varão.

  71. Oi Manuh
    Tenho 32 anos e ainda não me casei e foi por realmente não ter encontrado alguém que vale a pena. Se eu não casar até os 35 anos não caso mais, pois já estarei velha para isso, não acho bonito casar com idade avançada (melhor ficar encalhada mesmo). rsrsrsrs Por isso acho que vc fez certo. Admiro pessoas jovens (como vc) que casaram e sabem o que querem da vida, descobrem e vivem junto com o marido as coisas boas e ruins a vida, sempre compartilhando! Parabéns pela bonita história. Que Deus a abençoe sempre! 🙂
    Beijos
    Lilly

  72. Glenda Andrade disse:

    Ai gente, que casal mais lindo ♥

  73. Camila disse:

    Manuh, me senti na obrigação de comentar esse post.. por realmente tudo que você escreveu é a mais pura verdade.. Casamos cedo sim e nem por isso somos menos felizes do que os outros casais que casaram mais tarde.. a via a dois não é fácil não, mas é tão gostoso dividir tudo com o outro..

    Parabéns pelo blog, e por ser essa Senhora jovem e linda

  74. Laiane Gaia Alves disse:

    Onw que fofinha *-*
    Que palavras lindas, que marido de sorte kkkkk
    Eu penso diferente de vc mas entendo perfeitamente seu modo de pensar, namora a 5 anos e agente quer estar mas estabilizado pra poder casar, e ate pq eu ainda sentir essa nessecidade de casar, que vc dve ter sentido, nao que eu nau queira eu quero muitoad nao agora >.<
    Manuuh vc é completamente muito fofaaaa Bjo no coração

  75. Raissa de Alcântara disse:

    Como ler suas palavras me fez sentir melhor! Penso o mesmo que vc, idade não quer dizer nada se na sua cabeça vc é uma pessoa determinada e sabe o que quer e as consequências disso. Namoro há 3 anos, sinto vontade de me casar, mas ainda não sei se estou pronta, pq tenho consciência que não será nada fácil se eu não planejar mais um pouco… Mas se acaso isso acontecer antes do planejado, sei que Deus está a frente e com Ele tudo será mais fácil. Amo seu blog, vc além de linda é super simpática! Continue assim sempre! Bjo!

  76. Laura disse:

    Maravilhoso o texto!!! Eu e meu namorado acabamos de fazer 21 anos de idade e no meio ou final do ano que vem noivamos! Nós pretendemos nos casar até aos 25 anos, só falta arrumar um emprego quando sairmos da faculdade- estudamos juntos, no mesmo período, mesma sala, tudo rs. Estou muuito animada e isso deu o maior gás para nós estudarmos para concursos!! Não importa o que digam, nunca é cedo demais para viver com o amor da nossa vida! ótimo blog!! beijos e muito sucesso!!

  77. Dani disse:

    aiii manuuh estou pensando em me casar e penso igual a vocês começar juntos !

  78. Veridiane disse:

    Adorei o post…Me casei 4 dias depois que completei 26 anos…Sonhava em me casar antes dos 25,sempre achava uma idade boa…Mas infelizmente demorei pra achar minha cara-metade rsss..Entre namoro e noivado foram 4 anos e meio..Nos casamos em janeiro deste ano e estamos muito felizes,construindo nossa vida…!!!E concordo que não tenha idade pra casar,tudo na vida tem o tempo certo pra acontecer…

  79. Vanessa Castro disse:

    Maanuh,
    Venho acompanhando a algumas semanas seu blog, e estou amando . Quando vi essa sua publicação quase chorei… :’) É tudo que estou passando. Eu eu meu noivo estamos juntos a 2 anos e 7 meses e nosso casamento é daqui a 2 meses , dia 06/12/2014. Eu tenho 21 anos e ele 28. Quando começamos a namorar eu não trabalhava e ele com o negocio da família. Hoje temos um emprego estável e não ganhamos “rios” de dinheiro. Eu também não tenho faculdade, mas sou técnica em contabilidade. Muitos julgaram, “palpitando” que eu sou novca e que não temos condições de nos manter. Eu e o Paulo(meu principe) estamos negando tudo, cada centavo é paraa o casamento, não estou comprando roupas nem melissas :'( !!!! (kkkkk) Tudo para poder realizar o nosso sonho. Sabemos que o casamento não é nada facil, mas decidimos passar por isso juntos e eu não me arrependo disso. Fiquei muito feliz em ler essa publicação, porque pude ver que não sou a única. !!!!!!

  80. Daiana disse:

    Adoreiii esse post bjus linda…

  81. Nicole disse:

    Eu tenho 24 anos, pretendo me casar quando tiver 25, meu namorado então terá 30. Não tenho certeza de que essa é a idade certa, acho que sou nova demais, não sei se meus pais, sobretudo minha mãe, vão aceitar muito bem (não que eu já não seja dona do meu nariz e não possa fazer as coisas independentemente dos meus pais gostarem ou não, mas fazer esse tipo de coisa com a bênção dos pais é importante, na minha opinião, pois os amo muito). Por outro lado tenho (temos) tudo o que é preciso: formados, bem empregados, financiado um apê,e o mais importante: muito amor, amizade, respeito e companheirismo. Mas que dá um frio na barriga, isso dá hehe.

  82. C.Silva disse:

    Bom , achei lindo o texto. Comecei a conhecer uma pessoa bem nova , vamos fazer quatro anos juntos recentemente fui pedida em NOIVADO fiquei bastante feliz mas quando comecei a conta pra as pessoas só ouvia VOCE VAI SE ARREPENDER, HOMEM MUDA , VOCE VAI DEPENDER DELE. Mas, o que ninguém sabia era que minha escolha era essa , eu não queria sair em uma noite pegando varios e depois chegar em casa bêbada e achando que estava aproveitando a adolescência tenho 17 ANOS e estou com um pouco de medo, sou filha unica não sei como contar aos meus pais porem sei que os planos de Deus vão se cumprir!

  83. Wilma disse:

    Adorei o texto! Eu tenho 18 anos e eu & meu namorado temos planos de noivar(Junho) e casar (Dezembro).. Mas estava bem pensativa quanto ao que as outras pessoas me falavam: É muito cedo! Você é muito jovem! Espere mais um pouco!
    Até pensei em adiar, mas daí li uma frase que dizia:” Idade é um número. Maturidade uma escolha”. E refleti sobre a questão em si. Entendo que o casamento de fato é uma decisão importante, muito além do que mudar o status ou coisa do tipo.. É o plano de Deus para vida do homem e da mulher… Portanto, independente de ser jovem, de ser cedo… O importante é ter certeza do que se quer… Pedir a sabedoria, orientação, direção e aprovação de Deus!

  84. Igor Nobre disse:

    Tenho 21 anos e decidi morar junto com cinco meses de namoro hoje me encontro em um turbilhao de coisas na cabeca e penso em voltar pra casa dos meus pais nao por care cia e sim pelo fato de estar comecando tudo do zero, gracas a deus ela tem a nossa casa e a familia dela por perto que vai poder acolher ela eu tenho apenas o meu pai queria muito fazet faculdade e ter uma profissao antea de morar junto ou casar mad como ja foz e toquei no assunto de ir embora ja aconteceu certas discucoes preciso muito da opniao de alguem sera que tenho que seguir e ir pro meu pai e estudar e arrumar um emprego bom e assim casar e usar ease tempo pra realmente conhecer a minha futura esposa ou devo investir no meu lance e deixar as coisas acontecerem por favor me ajudem estou desesperado e enloquecendo

    • Rivane Contreiras disse:

      Esse é um assunto muito particular no qual deve ser pensado repensado conversado analisado em fim… Minha Opinião: Todos nós temos sonhos inclusive a sua esposa e nem por isso ela falou em deixar a casa que vcs vivem e voltar p casa “recomeçar do zero”. Talvez vcs tenham se precipitado indo morar juntos com apenas 5 meses de namoro ou por não terem como se manter seja lá qual foi e esteja sendo a situação de vcs pq não recomeçar do zero juntos? Casados também poder se profissionalizar realizar seus sonhos de maneira geral. Ela não é o seu lance ela é a mulher pela qual vc optou constituir família, ela é a sua família.

  85. Raissa disse:

    Menina, e eu que casei com 18! Conheci o blog essa semana e to amando…mas tambem….casei cedo, sou evangelica, morena e amo melissas…haha
    Beijoos

  86. rafaela disse:

    vou me casar em novembro desse ano aos 24 aninhos valeu a pena ter esperado ja sou feliz com meu love d+,me acho nova ainda mas deus tem planos,meninas deus tem o tempo,a hora e o dia pra nos.bjs manuh t adorei!

  87. kati disse:

    quando encontramos a pessoa certa não importa a idade 15,20,30,40 o importante é o amor , amizade, fidelidade e o mais importante o amor abençoado por Deus e não casar por casar, desespero, satisfação, ego etc.

  88. Isabela Duarte disse:

    Tenho 15 anos agora eu e meu namorado samos evangelicos já estamos juntos a 3 anos , no começo minha família dizia a mesma coisa ” que eu estou nova pra pensar nisso ” , mais no final nossas famílias concordaram , vamo nos casar em 2017 , já me senti noiva dele desde então, oque me deixou muito feliz pois nao vejo a hora de poder dividir minha vida com meu marido.

  89. Olá eu me chamo Vitória eu tenho 15 anos não falta muito para eu chegar aos 22 anos eu já falo tanto na minha casa que o sonho da minha vida é namorar de pressa e me fazer sentir sempre feliz assim e eu luto muito pela a minha felicidade também o segundo sonho da minha vida eu sonho em me casar aos 22 anos está perfeito para mim cedo desse jeito com certeza com o moço que eu quero namorar é com quem eu quero me casar com 22 anos eu luto para acontecer o meu casamento cedo com 22 anos de idade eu estou no 7 ano na minha escola eu falo da escola em que eu estudo eu sou louca para namorar de pressa na minha própria escola e com o moço que eu quero namorar sério na escola é com o meu namorado de escola que eu quero me casar com 22 anos de idade

  90. Os meus pais dizem concordando que se eu quero lutar para o meu namoro de escola acontecer de pressa vá em frente em fim isso eles falam para eu ser sempre feliz alegre eu digo a verdade com o rapaz que eu quero já namorar na escola é com ele o meu namorado de escola com quem eu quero muito me casar com 22 anos cedo assim

  91. Sayonara disse:

    Meninas Tenho 15 Anos Vou Fazer 16 eu E Meu Namorado Tamos Peçando Em Se Casar Amo Muito ele tamos 1Ano E 1mês Juntos ele Tem 23 Ano e Minha Familia Fica Falando que Tou Muito Nova Mais pra que Espera Mais Sou Evangélica em E Meu Sonho Casa Com Ele

  92. Cassia Carla disse:

    Eu amei essa matéria ♥♥♥ também sou evangélica e noiva com apenas 17 anos e sou mt feliz com meu lindo pretendemos nos casar para o ano “amor não tem idade o q vale e o amor e com Deus principalmente ” Deus abençoe vcs 🙂

  93. Nathalia disse:

    Ola ..
    Tenho 19 anos .. moro com meu namorado tenho uma bebe de 6 meses. .
    E ele me pedio em casamento . So q nao sei como falar para minha familia ..
    Alguem pode me ajudar pelo amor de Deus. . Estou sem palavras com medo da reação dela .. pois ela fala coisas para magoar (minha avo) …

    • Rivane Contreiras disse:

      Olá.
      Olha não tem como evitar reações negativas mas esteja convicta da sua decisão e nada e nem ninguém será capaz de mudar isso. Muitos mimimi irão surgir de 100 pelo menos 90 pessoas se colocarão contra lhe dirão algo q te coloque pra baixo, q te faça pensar em desistir, mas se mantenha firme pois todo mundo tem suas concepções sobre casamento mas para ter a sua opinião firmada será preciso ter essa experiência. Deus é contigo e Felicidades

  94. Rivane Contreiras disse:

    Encontrei em suas palavras e modo de pensar tudo aquilo q penso, acredito, idealizo e desejo pra mim vou casar logo após meu niver de 23 anos e ja estou ouvindo criticas e muitos mimimi por conta da minha decisão.
    Parabénns me identifico no seu texto

  95. Marina disse:

    Engraçado, estou passando por uma situação parecida. Tenho 19 anos e meu namorado 18, namoramos 1 ano e pretendemos casar ano que vem, mas fica a dúvida e argumentos das pessoas até dos seus pais, Pq tão cedo? se eu fosse você esperava. Casamento não é aquilo que você pensa! Eu estou no segundo período da faculdade, comecei a trabalhar com 17 anos e estou no mesmo emprego ainda. Meu namorado tem casa, trabalha e mora sozinho. Então estou meio com medo, mas eu queria muito ariscar até pq eu o amo e vejo que é reciproco. E a idade está me deixando um pouco receosa tbm depois de escutar tantos palpites que não não devemos agora.

  96. Estér Gomes disse:

    Comecei a namorar com 17 anos ( faltando 1 mês pra completar 18)

    Com 5 meses de namoro meu namorado foi morar comigo .

    Hoje tenho 19 anos ( 1 ano e 4 meses de relacionamento)

    Quando nos conhecemos ambos estavam sem emprego, sem estudar , ele foi morar comigo em um barranco de tábua sem piso cheio de lama etc…

    Passamos uma guerra pois a família toda dele me detesta , ficamos sem casa , sem comida , perdemos as poucas coisas que tínhamos E CONTINUARMOS JUNTOS .

    Hoje dia 24/ 08/ 2018 eu com 19 anos e ele com 21 estamos planejando casar ainda este ano , Ele está trabalhando ( eu ainda estou na luta mas vou conseguir) , vamos voltar a estudar , moramos em Arraial do cabo perto da praia , pagamos aluguel mas temos nossas mobílias que COMPRAMOS e é maravilhoso você poder juntar seu dinheiro e comprar suas coisas!

    Em outubro vamos viajar pra Bahia / Chapada da Diamantina

    E acima de tudo… TEMOS DEUS COMO NOSSA PRIORIDADE , no momento que entregamos nossa vida a Deus o milagre acontece!

    Não tem idade para casar , só precisa de maturidade para formar um casamento feliz e abençoado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+

Top comentaristas

  • Top Commentator Award Emi (230)
  • Top Commentator Award Gabriele (222)
  • Top Commentator Award Ana Paula Barbosa (178)
  • Top Commentator Award Mônica Rodrigues (35)
  • Top Commentator Award Milene Silva (20)
  • Top Commentator Award Karine Rangel (15)
  • Top Commentator Award Ana Monteiro (8)
  • Top Commentator Award Taciane Araujo (7)
  • Top Commentator Award Yasmin (7)
  • Top Commentator Award Hevane soares (6)