Como atrair e conquistar leitores para seu blog

Oiee, hoje vamos falar sobre um assunto muito perguntado aqui no blog “Como conseguir leitores“, não sei se todas sabem, porque sempre tem gente nova chegando aqui, ainda bem! hehe. Mas o blog tem só 1 ano e meio, é pouco ainda, tenho muuito que crescer e aprender, mas me sinto preparada pra contar um pouquinho do que aprendi e tenho aprendido nesse tempo.

Antes de começarmos diretamente as dicas, gostaria que soubessem que o combustível do Blog da Maanuh são vocês, hoje tenho mais trabalho que lucro com o blog, então que fique claro que o retorno financeiro não era antes e nem é hoje minha motivação. Minha motivação é ficar um dia sem postar e receber mil mensagens de leitoras querendo saber o que aconteceu, isso sim!

Nesse tempo, vi que existem blogs pequenos com leitoras fiéis, e blogs enormes cotados como maiores do Brasil que tem posts limpos de comentários, parecendo cidade fantasma, não sei como alguém consegue escrever pra ninguém! Claro que blogs que estão começando escapam dessa minha filosofia, mas blogs enormes assim? Formadores de opinião como? Se ninguém nem diz o que achou do que a pessoa passou horas escrevendo? Entendem?

Então classifico esse post como importantíssimo para quem esta começando, ou que já tem um tempinho de blog, quer ver seu blog crescer? Agrade seus leitores! O blog não é feito pra vocês e sim para eles! Pensando nisso vamos as dicas:

01 – ESCREVA SOBRE O QUE SEUS LEITORES GOSTAM OU QUEREM SABER

Seu blog deve funcionar sempre como um diálogo e não um monólogo, se você escreve só sobre o que quer, só pra você, somente assuntos que te interessam, com certeza seu blog não vai pra frente, vai ficar como um relacionamento onde somente uma vontade é feita, e as pessoas vão procurar um outro lugar para lerem sobre o que querem saber. Procure sempre sentir como anda a sua relação com os leitores, se você fala e não é correspondido ( seja com comentários no post, nas redes sociais, emails e etc…) tem alguma coisa errada, e é hora de mudar! Mas lembre sempre, não perca sua essência, as pessoas gostam de autenticidade.

Ouça seus leitores, conheça seu público, pergunte sobre o que querem saber. Quando tiver alguma ideia nova de post anote em um bloquinho, você pode não fazer no dia, mas um dia vai te servir. Eu mesma sou bem esquecida, ás vezes tenho algumas ideias e sugestões de post bem legais que vocês me dão, e tenho que anotar pra não me perder.

02 – TENHA UM PADRÃO DE CONTEÚDO

Voltemos a tratar a relação com os leitores, se seu blog fala sobre moda, o seu público vai ser de pessoas que gostam de moda e assuntos relacionados, mesmo que os leitores passem a gostar mais de você do que do assunto principal do blog, você precisa manter um padrão de conteúdo para atrair mais leitores com as mesmas características. Ex.: Você fala sobre animais no seu blog, depois começa a falar sobre filmes, depois sobre política, é um tiro no escuro, você pode acabar sem os que gostam de animais, sem os que gostam de filmes e etc… Pense nisso!

03 – CRIE CONTEÚDO EXCLUSIVO

Isso é uma coisa básica, quem cria um blog deve ter alguma coisa nova pra acrescentar a blogosfera, mesmo que você for falar sobre o mesmo assunto que outra blogueira já falou (o que é comum) tenha personalidade e fale por você mesmo, e se for citar alguma coisa de outro blog DÊ OS CRÉDITOS/FONTES, não vai te diminuir em nada por usar alguma coisa de outro blog e vai mostrar que você tem profissionalismo. Os leitores não são bobos, e odeiam ler o “mesmo texto” em dois blogs diferentes, e a forma de escrever sempre mostra a personalidade de quem é o verdadeiro autor.

Outra coisa sobre cópia, o Google pune os sites que praticam cópia de conteúdo, e ele é bem taxativo: Quem publicou um conteúdo que foi indexado primeiro é o dono do conteúdo.

04 – INDIQUE E MANTENHA A FREQUÊNCIA DO CONTEÚDO

Meu blog é diário, então mesmo que uma vez o outra eu falte, eu sempre tento manter isso em dia, porque quem entra todo dia no blog quer ver conteúdo novo, então se tiver conteúdo interessante publique com mais frequência, nada de ficar enchendo linguiça, blogs que tem conteúdos postados somente quando a blogueira quer provavelmente vai ter o número de leitores reduzido porque não “alimentam” os leitores devidamente.

05 – RESPONDA SEUS LEITORES

Como dito no tópico 1, você precisa ter diálogo com seus leitores, de nada adianta eles perguntarem e verem que você não da importância, não responde, ou não comenta sobre o que eles falam. Responda, você tem a obrigação de ser no mínimo simpática(o), aceite críticas, mostre que se importa. Os comentários aqui no blog são lidos pelo menos 2 vezes: por mim e pelo Di, inclusive estamos implementando a notificação por e-mail para comentários respondidos, justamente para termos esse diálogo sempre aberto com os leitores que sempre estão aqui.

06 – TENHA PERSONALIDADE, SEJA ORIGINAL

Não tente se passar por outra pessoa, sempre que alguém copia alguma coisa  minha ou do blog, minhas leitoras são as primeiras a falar, reclamar e vim me avisar, as pessoas são livres na internet, visitam blogs diferentes e conseguem perceber quando á falta de personalidade, na forma de escrever, humor, layout e etc…

Outra coisa: Já cansei de recursar parcerias por não ter a ver com minhas leitoras e o conteúdo do blog, certa vez uma loja de melissa me procurou para parceria, mas eu já tinha tido reclamação de 4 leitoras a respeito dela, então entre a loja e minhas leitoras, já sabem né!

07 – ESTEJA PRESENTE

Mesmo que você não movimente muito seu blog, movimente as redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Gplus, YouTube, Ask… Lembre que leitor também é amigo e você precisa mostrar que esta ali pra eles, toda amizade precisa ser cultivada.

08 – ORGANIZE SEU BLOG

Mantenha um padrão de escrita, fotos, vídeos, tenha um layout agradável que valorize mais o conteúdo do que as propagandas, se tiver algum formulário de NewsLetter não fique enchendo a caixa de mensagem das pessoas de spam.

CONCLUSÃO

Não demore para perceber que seus leitores são a parte fundamental do seu blog. Já achava quando leitora e hoje como blogueira tenho certeza, blog é pra quem gosta! Quem gosta de ajudar os outros (sim, porque vocês não tem noção da quantidade de e-mails que recebo de leitoras contando suas vidas INTEIRAS pra mim, pedindo conselho, ajuda e etc), de fazer o bem sem olhar a quem, e de trabalhar muitas vezes sem receber NADA em troca! Parcerias, dinheiro e outras coisas devem ser consequência do seu trabalho, se preocupe com seus leitores, faça com que valha a pena eles entrarem lá, que sintam saudade, que se sintam amigos mesmo! Eu não tô nem ligando se a loja parceira do blog não gostou do meu post, mas se uma leitora minha reclamar vou pensar duzentas vezes antes de fazer aquilo de novo.

Bom era isso, quero deixar claro que o texto é minha opinião e são coisas que eu percebi e aprendi nesse tempo aqui com vocês. Estou voltando com essa categoria aqui no blog justamente a pedido de leitoras, então não deixem de me contar o que acham ok? Não precisa concordar, só precisa se expressar, eu quero é saber o que você acham! hehehe

Mil beijos, e até a próxima!

94 respostas para “Como atrair e conquistar leitores para seu blog”

  1. Deise Nunes disse:

    Adorei o post, e é bem assim mesmo! Arrasou Linda
    Tenho um ano e pouco de blog, mas não tenho retorno algum, tanto que até desisti e fiquei apenas com o canal, estou tentando voltar, mas desanimo as vezes, pois me esforço e sempre falo sozinha por la, sei que tem gente que visita e fica bastante tempo por la, mas nunca comentam e quando eu pergunto o que acham do blog e peço sugestões, ninguém responde nada! Mas não vou desistir, vou tentar voltar aos poucos e seguir as suas dicas! Obrigada Manu.
    Mil beijos e fique com Deus
    http://www.deisenunnes.com
    http://www.youtube.com/deisenunnes

  2. Diana Santos disse:

    Você esta certíssima maanuh, apesar de ser a primeira vez que estou comentando, visito seu blog todos os dias, e acho uma lindeza rs 🙂
    Com seu jeitinho meigo e “doidinha” rs, sabe cativar mais e mais leitoras
    esta de parabéns ♥ ♥

  3. Thais Sales disse:

    Maanuh acho que vc disse tudo , eu consegui compreender um pouco mais desse mundo de blogueira, Parece fácil mais exige muita dedicação !
    Parabéns Maanuh você e a Blogueira que mais gostei ! e a Melhor Blogueira que vi ate hoje. Que nos Deixa Sedentos por um post novo kkkka acho que em um dia Visito seu Blog mais de 3 vezes^^,

  4. Marina disse:

    Por isso que o seu blog é um sucesso! Tem blogs que a gente entra e vê que os posts são sem graça sabe? Porque são só publieditoriais e mais nada!
    Hehehe… confesso que visito o blog várias vezes no dia, e adoro quando vem algo novo!
    Parabéns pelo trabalho!

    • Maanuh Scotá disse:

      E eu fico tão malmde não consegui atualizar mais vezes…. Mas sozinha não da, e post para encher lingüiça ninguém merece! Herege
      Mas obrigada pelas visitas e por comentar Marina xD

  5. Marina disse:

    Maanuh, sempre esqueço de comentar isso, não tem a ver com esse post… Mas vc já conhece a Antix? Acho aquelas estampas simplesmente maravilhosas… lúdicas, lindas!!!
    Acho que é sua cara, ainda mais que vc ama vestidos rodados!
    Aliás, comecei a seguir vc mais pelos “vestidos rodados” que as Mel’s… rsrs

    • Maanuh Scotá disse:

      Conheeeeeeço, mas nao tenho nada da marca, fico com do de comprar, acho muito caro hahahahahaha. Mas são perfeitos, estampas mais lindas do mundo s2

  6. Roberta disse:

    Mulher você é show!!!!! Tenho aprendido muito com você… Tô viciada no seu blog… BJs

  7. Darlyanne Daniela disse:

    Muito bom o post, sou viciada no seu blog, todos os dias tenho que fazer uma visitinha e admiro muito você, me identifico muito com o conteúdo do blog.
    Você arrasa, parabéns pelo trabalho !

  8. Adácia Oliveira disse:

    Parabéns pelo carisma e pela simpatia!!
    Falou td.
    Abcs

  9. Thais Monique disse:

    Falou tudo Maanuh, visito seu BLOG todos os dias e só faço isso porque gosto da sua interação com as leitoras, você se importa conosco.
    Bjoos *—-*

    • Maanuh Scotá disse:

      E muuuuito! Agora mesmo estou super agoniada que tem uns dois posts sem responder comentário, pq vamos testar uma coisa nova herege.
      Mas obrigada Thais

  10. Waneska Fernanda disse:

    Maanuh vc falou tudo, seu blog eh mt mt boom vc sabe como cativar suas leitoras e esse seu jeito que faz com nós voltemos todos os dias aqui, eu msm todo santo dia quando abro a net passo aqui e no seu face pra ver as novidades entro em outros blogs mas o único que comento com frequência eh o seu lindooo, pq vc sempre tira nossas dúvidas, eu amuuuu quando falo com vc e vc me responde, desse jeito vc vai longe mostra q se importa com a gente isso eh mt bom pra nós.Já indiquei seu blog pra amigas minhas que amam seu estilo e toodas super amaram ele.

    Xeruuu minha Diva Lindonaaaa 😀

  11. Leane disse:

    Adorei as dicas!
    Beijão

  12. Carine Vaz disse:

    Oi Maanuh! Te conheci pela matéria do jornal O dia, e confesso que fiquei escandalizada, como assim essa menina disse isso? Não é possível isso! Aí, eu decidi vir no seu blog e ver tudo de pertino. Confesso que no início não gostava de todos os conteúdos daqui, mas mesmo assim te segui no instagram e no facebook. E acompanhava de longe, com o passar do tempo eu fui te acompanhando mais, e quando percebi já estava vindo aqui todos os dias. HAHAHAHAHA. E sabe o que me fez vir aqui todos os dias? Tua simplicidade, no começo te achava fresca, mas depois percebi que esse jeitão arretado é tua marca, e que você é simples, e fez tudo que estava a seu alcance para movimentar essa blogosfera, começou com o que tinha, deu seu jeito e conquistou todas essas meninas. Parabéns, por tudo que tem e por todo esforço de cada dia, para nos trazer o melhor.

  13. Super gostei da dica, vou seguí-las!

    nossoespacobf.blogspot.com.br

  14. Mayara disse:

    Você é 10 Maanu, parabens por essa doçura de pessoa que você é.

    Beijos <3
    http://www.blushnolugarcerto.wordpress.com

  15. Pathy Moreira disse:

    Olá maanuh!

    Adorei o post e as dicas, cada dia seu blog me surpreende mais é por isso que desde que te achei estou sempre passando por aqui 😀

    Realmente sem leitores um blog não é nada, e concordo quando você disse que existem “grandes blogs” formadores de opinião que mais parecem cidades fantasmas…

    Já cansei de visitar e comentar grandes blogs (aqueles que as blogueiras vão pra tudo quanto é país do mundo assistir Fashion week) que nunca responderam, mesmo tendo menos de 10 comentários por post… Acho que é por isso que alguns tem poucos comentários, afinal todo leitor também gosta de um pouco de atenção e se a blogueira não mostra interesse nos seus leitores eles se cansam e vão procurar outros blogs, afinal dizem que a cada segundo é criado um novo blog…

    Beijão!

    • Maanuh Scotá disse:

      Tem blogueira que acha até ruim quando o povo começa a perguntar coisas para ela, não conseguo entender! E tem que ser assim msm, se nao der atenção só fechar a pagina e ir atras de outro kkkkk.
      Obrigada pelo comentário Pathy ^^

  16. MARIA FRANCISCA SILVA RIBEIRO disse:

    PALAVRAS VERDADEIRISSIMAS,AMO AS POSTAGENS QUE VOCE FAZ MILHOES DE BJS……

  17. Maaanuh amei as dicas, também acho super chato esses blog’s famosos que não tem comentários!

  18. Oi, linda! Amei o post.
    Tá super certa em dizer que precisamos fazer com amor. Também penso assim!
    Um beijo. ♥

    http://www.normalidadeincomum.com.br/
    http://www.youtube.com/normalidadeincomum

  19. Simone Oliveira disse:

    Maanuh, eu já tive um blog, eu falava de conteúdos variados, mais só meu namorado que lia. kkkkkkkk E depois até pensei em fazer um blog com conteúdos de ginástica, acadêmia, esporte que é o que eu mando (Faço faculdade de Educação Física), maaaaaaaaaaais isso ficou só no pensamento, prefiro apenas lêr o seu blog *-*
    Beijooo

    • Maanuh Scotá disse:

      Hehehe Simone, essa é um bom assunto ora fazer blog há em dia hein, nessa onda de vida saudável, mas fico feliz q queira ficar por aqui havaianas. E adorei o namo dando apoio havaiana,. Bjaoo

  20. Simone Oliveira disse:

    manjo ****************

  21. Letícia disse:

    Amei o post Maanuh me ajudou muito,obrigada!

  22. Sula disse:

    Maanuh estava com saudades das suas dicas haha. Sabe que criei meu blog seguindo o seu passo a passo e me ajudou muito! Parabéns pela dedicação! Bjo Bjo

  23. Geysiane disse:

    Oi Maanuh tudo bem?
    Me chamo Geysii, e me identifiquei muito com o seu blog, tanto é que sempre faço umas visitinha aqui, amo suas dicas sobre tudo o que posta, você é muito linda e fofa, também sou evangélica, e amei esse post, pois to iniciando agora no mundo dos blogs, e me ajudou muito, continue postando dicas sobre blogs, blogueiras e tudo mais eu vou amar como sempre hehe Parabéns!!

    Muito Obrigada !! beijinhos sua linda e Deus o abençoe !

    http://cantinhogeeh.blogspot.com.br/

  24. Luiane disse:

    Adorei o post, excelente! Concordo com cada vírgula que tu escreveu.
    Beijos.

  25. menina, ameii…valeu msm pela dica.
    Já virei fã do blog….bjos

  26. Amei as dicas Mannuh , estou no começo do meu blog vai fazer um mês ainda é recém nascido kk porém pude ver que exige muota dedicação, e força de vontade pro blog andaar rs

  27. Adorei a matéria! Sou fã do seu blog. Parabéns!!! ;D
    Até mais ;*

  28. Danni Souzaa disse:

    Vou seguir estas dicas com certeza , ainda mais que eu sonho em ter um blog de sucesso 😀

    meninadelicada956.blogspot.com

  29. Pricila B. disse:

    Adorei seu blog e estou aqui para comentar, já tive blogs por muitos anos e hoje em dia me encontro ”só” rs.. estou pensando em voltar então acho justo comentar, é triste quando alguém fica horas, ou minutos que seja, no seu blog e não comenta, poxa vida.. Eu as vezes faço dessa, mas como não quero que façam comigo, estou começando a deixar, nem que seja um recadinho, nos comentários pra dizer, passei por aqui, te li, e adorei! hahaha =D
    Cheguei aqui pelo cronograma capilar, mas é em vídeo e não rola ver no trabalho, mas já vou procurar como te seguir por aqui pra continuar por dentro das novidades.. =D Um beeijoo

    • Maanuh Scotá disse:

      Oi Priscila!
      Então, começando pelo vídeo, realmente é chato, recebo algumas reclamações do tipo, mas procuro na maioria dos vídeos colocar fotos, ou alguma coisa escrita relacionada justamente para as que trabalham, como já tenho muito trabalho pra fazer o vídeo, fazer post+vídeo é mega trabalhoso, espero que entenda ;(
      E enquanto as comentários, realmente a blogueira fala e quer saber o que os leitores pensam, quando não tem comentário é chato, e quando a pessoa comenta e não recebe resposta também chato, então os dois lados tem que fazer sua parte né? hehe
      Se voltar com o blog deixa o link aqui que quero ir conhecer ^^

      Bjiim!

  30. kahlook disse:

    Tô começando agora a ser uma blogueira, não tenho nenhum comentário até agora, comecei à dois dias atrás, mas já tenho muitas visualizações, suas dicas são essenciais obg!bjokas

  31. Deise disse:

    Oi Linda… gostei das suas dicas vou olhas os outros post =)
    sabe sei que to no começo do blog vai fazer 3 meses…
    mas é triste passar um dia todo com seu post sem nenhum comentário hehehe
    mas faz parte eu acho… ate ele crescer e mais pessoas conhecerem né.
    Beijos.
    http://guriasgata.blogspot.com.br/

  32. Eliane disse:

    Gente é a primeira vez neste blog e amei as dicas, vou pegar tudo pra mim. Sucesso!

  33. Ester disse:

    ADOREEEI o post e seu blo é perfeito!! Meu blog tem uns 4 meses por aí, mas decorrente disso mudei muito ele pra ficar agradavel a mim e aos leitores, e quando comecei a muda-lo percebi que o num. De visualizações aumentaram muito!! Espero que um dia eu possa falar com minhas leitoras também como vc fala! E que elas me sigam fielmente!! Adorei vc e seu blog!! Parabéns!! Agr vc ganhou uma leitora fiel!! 🙂

  34. Olá Maanuh, tudo bem ?
    Adorei seu blog suas dicas e me deu muita força e coragem para continuar nesse trabalho gratificante. Preciso confessar que fico muito chateada por não ser respondida no blog eu tenho um número de acessos legal por ter 1 ano e pouco. Procuro trazer postagens novas todos os dias e fiz um cronograma para que os post não ficassem repetitivos sempre falando de um assunto só como exemplo decoração, achei que isso ia ajudar nos comentários mais não obtive sucesso em compensação as visualizações estão aumentando mais sinto falta deste dialogo com leitoras, por que eu quero saber a opinião delas.
    Eu estudo, trabalho tenho o blog e uma casa muita coisa par uma pessoa só mais faço tudo com muito amor e carinho. O blog é meu sonho e esta longe deu desistir. Queria que você me desse uma opinião para este silencio das minhas leitoras. Obrigada por ler e se quiser ver meu blog é http://ingrydteixeira.blogspot.com/.

    Um grande beijo.

  35. Fernanda disse:

    Olá Manu, sou nova aqui no seu blog, mas estou adorando!
    Já acompanhei vários blogs desde seus inícios e, realmente, o que faz toda a diferença entre os que cresceram e tiveram sucesso, é a forma com as blogueiras travam seus leitores. Nada mais importante que os leitores, não é mesmo? Afinal, quem escreve é por que quer ser lido.
    Acho que a relação entre blogueira/leitor é quase como a de grande amigos, uma vez que o blogueiro compartilha várias coisas pessoais e o leitor tá sempre acompanhando, apoiando… Não consigo entender como têm blogs que tratam seus leitores como clientes!
    De qualquer forma, adorei seu blog e a forma como você escreve 🙂

    Beijos

  36. Muriely disse:

    Estou começando agora, adorei suas dicas, se puder visite minha página! Beijos

  37. Karine Lima disse:

    Eu adorei as dicas! Estou começando agora nesse universo de blogs e este post foi de grande valia pra mim. Amei o seu cantinho… Conseguiu uma leitora fiel!haha. Beijos e sucesso 😉

    http://blogdakakalima.blogspot.com.br/

  38. Cinthia B. disse:

    Oi tudo bem?!
    Estou querendo iniciar meu blog sobre moda e algumas variedades de beleza, e eis uma dúvida, pode pegar foto de artistas do google?
    Como dar créditos?
    E sobre produtos, quero falar que está chegando um novo produto no mercado, e ñ tenho o mesmo, posso pegar foto do site e postar?

    Adorei o texto e seu blog!
    Grata, beijão

  39. Karina disse:

    Oi Maanuh tudo bem? Já faz uns dias que descobri seu blog e me identifiquei muito porque sou evangélica também e achei muito legal encontrar um blog como o seu, e me inspirou mais ainda a iniciar o meu blog, tenho muita vontade de ter, mas ainda tenho insegurança, mas depois que conheci seu blog essa insegurança deu uma boa diminuída, rs… bjão e continue com seus post super informativos e também com essas dicas de looks que eu sinceramente sou apaixonada <3

  40. Patricia B disse:

    Realmente o começo é complicado, estou começando agora com meu blog e adorei as dicas…
    Parabéns pelo conteúdo, tem ajudado muito as novas blogueiras.

    http://umapatysemfrescuras.blogspot.com.br/

  41. Patrícia disse:

    Olá:-)
    É a primeira vez que visito o seu blogue ! Mas já fiquei fã:-) adorei a sua maneira de escrever e as dicas que dá!
    Criei um blog há 2 dias devido a minha paixão pela escrita pelo que ultimamente tenho pesquisado dicas de quem o faz há mais tempo e sem dúvida estas foram preciosas! Obrigada!
    Beijinhos

  42. Izabela disse:

    Ótimas dicas! Parabéns pelo seu blog!

  43. julya disse:

    Amei,as dicas manuh,mais uma seguidora!!

  44. Cidah Campos disse:

    Amei as dicas flor! Meu blog também é novinho, mas já percebo que é exatamente como você falou! Resolvi criar o blog, por amor, porque amo o que faço e quero compartilhar isso com outras pessoas, independente se irá me dar retorno financeiro ou não. Só de receber elogios a respeito do conteúdo já fico mega feliz!

    Parabéns pelo post! Beijos!

  45. Douglas disse:

    Olá, amei suas dicas. Sou blogueiro iniciante. Let’s go! Obrigado pelas inspiração. ☺ ♥

  46. Larissa disse:

    Olá Manuh!
    Tenho meu blog há um tempo e amo postar nele, mas eu sempre fico falando sozinha e as vezes isso até me desanima um pouco. Quando olho as postagens antigas percebo que eu não escrevia muito bem, mas agora tento fazer dele o melhor possível e não quero desistir! Ele fala principalmente de livros e seriados, se puder dar uma passadinha lá, agradeço muiiito!! <3
    Obrigada pelas dicas!

  47. Lívia disse:

    Manuh, adorei as dicas! estou começando um blog de literatura, e percebi que estava fazendo no seu blog segundo o que você disse que acontece (foi em outro post, mas já fechei a guia), do leitor clicar nos links relacionados e ficar pelo blog… eu já fiz isso no meu, mas como é novo, não tem muita coisa ainda. Estava tentando manter a regularidade pelo menos semanal e dar uma passada nas redes mais vezes durante a semana, mas agora já vi que devo elaborar o maximo de postagens e deixar programadas para não ficarem lacunas em dias que não posso postar. Vou continuar seguindo aqui seu blog, porque quero aprender mais! só fiquei triste com o que disse sobre a plataforma do blogger :/ eu gosto dela… nunca tentei wordpress, mas já tinha o blog de outro projeto e estou reaproveitando por questões sentimentais… não quero trocar também porque estou com um amplo trabalho de divulgação no pouco tempo que eu tenho. Mas realmente, o blogger é pobre em layouts. não importa o quanto eu mude, ele continua meio feioso…
    enfim, obrigada pelas dicas, e sucesso! cada vez mais!

  48. Danielle disse:

    Oi! Gostei do seu post tem ótimas dicas, literalmente acho chato quando as pessoas não responde o comentário ou nem lê, prefiro pessoas humildes que sempre responde ou lê interagindo. Gostei do seu blog incrível. Eu tenho um blog que fala de tudo um pouquinho, sou blogueira iniciante, vou colocar todas suas dicas em prática.
    http://espacodividido5.blogspot.com.br/?m=0

  49. Priscila Fermino disse:

    Olá, Maanuh!!
    Eu adoro o seu blog. Acho você linda e carismática.
    O seu post foi muito útil. Comecei a blogar a pouco tempo. Sempre gostei de escrever e ajudar as pessoas. Foi onde resolvi criar o blog, Rainha Secreta. Nele eu compartilho dicas, e temas variados do nosso cotidiano. Tem bastante variedade, mas a essência são os pequenos textos com temas diversos de “dilemas”, que alguém já passou, ou pode estar passando. Estes nos quais eu procuro passar sempre positividade, e de certa forma assim ajudar com as minhas palavras.
    Se quiser dar uma passadinha, ficarei muito feliz.. E assim deixo também o endereço para quem quiser conhecer … Obrigada, fica com Deus, beijos de Luz!!!
    http://rainhasecreta.blogspot.com/

  50. Jessie disse:

    As dicas são realmente boas. Tenho um blog a algum tempo, mas também não vejo retorno. Queria muito que os leitores participassem, mas mesmo que eu me esforce nos posts e capriche em tudo, não vejo retorno algum, fico triste e desanimada com isso, mas escrever é mesmo minha paixão e não vou parar, mas queria muito que as pessoas vissem meu trabalho e opinasse sabe? Tenho o sonho de escrever um livro, mas para isso preciso de apoio, apoio que eu não tenho 🙁
    Adorei seu blog, seus posts, muito bom. Vou tentar seguir cada dica dessa e ver se algo muda. Mil beijoos fofa
    http://www.meiosentimental.tk/

  51. Ana Luiza disse:

    Maanuh sua linda <3 Muito obrigado pelas dicas,realmente serão muito úteis!

    Pessoal deem uma olhadinha no meu blog <3
    http://galaxialiterari4.blogspot.com.br/

  52. Emi disse:

    Dicas excelentes pra quem está começando

  53. Jordana disse:

    Olá esse é meu blog http://tudomodasemakes.blogspot.com.br/?m=1 tem dicas de maquiagem e moda, espero que gostem

  54. Uanda Mirella disse:

    Olá,eu criei meu blog a pouco tempo, e no começo é um pouco difícil ficar atualizando-o , mas ao cria-lo , já sabia de tudo que teria que fazer por ele. Mesmo sendo iniciante estou amando ser blogueira. Suas dicas me ajudaram bastante, e mi inspiraram também. Se alguém quiser visitar meu blog vou deixar o link. Um abraço.
    umaflordeprimavera.blogspot.com

  55. Uanda Mirella disse:

    Desculpem o erro no comentário anterior onde coloquei: mi , quando na verdade iria colocar : me .

  56. Vitória disse:

    Oi manuuh tudo bem ? Nossa esse post me ajudou bastante S2 eu criei um blog faz uma semana e estou gostando ! Procuro escrever quase todos os dias nele pois quero ter mais leitores, mais no momento quero escrever quase sobre tudo kkkkkkkkkkkkkkkkkk eu amo falar de moda, beleza e adoro postar umas receitinhas tambem, você acha que estou fazendo certo assim postando não só um conteúdo ? beijos sua linda

  57. Gabi Mlina disse:

    ola linda tudo bem? Sou novo no mundo das blogueiras e estou amando seu blog,obrigado por todas as dicas continue assim!

  58. Adorei o post e as dicas. To recomeçando meu blog agora e quero muito que dê certo, mas sei lá, as vezes parece que meu blog é invisível pois ninguém comenta e eu sempre tento interagir com os leitores mas não tem retorno :/

  59. Bruna maylla disse:

    Acabou De ganhar uma nova seguidora estou começando meu blog e amei Deus abençoe linda

    http://brunamaylla.blogspot.com.br/

  60. Ordnael Sevla disse:

    Olá, Boa noite.
    Acredito que seu público alvo é feminino, porem achei tua pagina em relação a uma busca que fiz na internet referente a dicas para atrair mais leitores em blogs.
    Sou blogueiro aproximadamente a 1 ano, mas escrevo a muito mais tempo, sou escritor e apaixonado por poesia. Motivado por isso resolvi criar um blog. Não sei se as pessoas não gostam de meus textos, até tentei mudar um pouco meu estilo, mas achei improprio. Gostaria muito que outras pessoas conhecessem meu trabalho, não por fins de receita, mas por poder compartilhar ideias e pensamentos.
    Se puder dar uma olhadinha e me dizer oque acha, se puder me ajudar com algumas criticas eu me sentiria grato.

    Gostei de seu trabalho informativo, mesmo sendo homem estou seguindo. Voltarei em breve! Abrçs.

  61. Thyná Costa disse:

    Oie é a primeira vez que visito seu blog e já estou amando tudo isso! virei sua fã!!!! 🙂

    https://psicologandomemorias.blogspot.com.br/

  62. Adorei as dicas, muito bom mesmo.

  63. Mauro disse:

    Olá! Estou começando meu blog depois de muitas tentativas sem sucesso. Acredito muito nas dicas que postou, principalmente em ter um conteúdo relevante. Estou bem, bem no inicio, e aos poucos quero criar essa identidade. Obrigado pelas dicas e parabéns.

  64. Que demais esse post Manu!
    Muito obrigada por compartilhar tudo isso conosco. Anotei tudo e começarei colocar em prática hoje mesmo!
    UM GRANDE BEIJO
    http://www.blogmarciaoliveira.com

  65. Ge disse:

    Oie, Maanuh!
    Estava procurando por dicas para meu blog e vim parar aqui. Obrigada por compartilhar! Adorei seu estilo!
    Beijos!

  66. renan disse:

    Você acha que ter dois nichos dificulta a chegada de seguidores no blog

  67. renan disse:

    Você acha que ter mais de um nicho dificulta a chegada de seguidores leais no blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+

Top comentaristas

  • Top Commentator Award Emi (230)
  • Top Commentator Award Gabriele (222)
  • Top Commentator Award Ana Paula Barbosa (178)
  • Top Commentator Award Mônica Rodrigues (35)
  • Top Commentator Award Milene Silva (20)
  • Top Commentator Award Karine Rangel (15)
  • Top Commentator Award Ana Monteiro (8)
  • Top Commentator Award Taciane Araujo (7)
  • Top Commentator Award Yasmin (7)
  • Top Commentator Award Hevane soares (6)