Como criar um blog? Instalação e Configuração

Hoje vamos dar uma pausa nos looks do dia, aaaaaaa hehe. Como prometi que ajudaria as meninas que estão começando ou querem criar um blog, não posso faltar nem uma semana com esse post, então, hoje vamos pra última parte chata do negocio hahaha, instalação e configuração de um blog! Já falamos sobre o nome e o domínio, e sobre a plataforma e hospedagem, se perdeu os anteriores, é só clicar aí  😉

 

INSTALAÇÃO

Já temos o domínio, a hospedagem, nome e plataforma definidos, agora vamos instalar o blog na tal hospedagem, é como se você já tivesse o endereço, o terreno e o material, agora falta construir e dar o acabamento. A plataforma que escolhi para explicar é o WordPress, não dá pra explicar a instalação de todas né? Então vamos nessa! Existem duas formas de instalar o WordPress: Pelo painel da Hospedagem que é tudo automático, ou manualmente que é um pouquinho mais complicado, mas também não é um bicho de sete cabeças. A instalação pelo painel de hospedagem é simples, 90% das empresas de hospedagem tem a instalação do WordPress pelo painel, todas seguem basicamente esses passos:

 

1 – Faça o login no painel de administração, que foi informado por sua empresa de hospedagem;

2 – O WordPress vai estar na parte de ferramentas/tools, com 2 ou 3 cliques tudo esta instalado;

 

Para instalação manual, se você não tiver um pouquinho de conhecimento em informática, chame um parente, ou amigo que trabalhe com isso, porque é simples, não precisa pagar alguém pra fazer isso, vocês podem seguir os passos desse link: AQUIAaaah, e a instalação pelo painel ou a manual o resultado é a mesma coisa, não há diferença, ok?!

 

configuração

CONFIGURAÇÕES BÁSICAS
Após ter instalado o WordPress, você precisa fazer algumas configurações básicas, essas configurações são feitas no painel do blog. Após o login, entre nos menus listados aqui embaixo e altere as configurações:

 

É bom você dar uma olhadinha nas outras configurações do menu Configurações, tem explicação de todos os itens, caso não entenda para que server NÃO ALTERE, já vi muita gente fazer besteira com o blog por ficar mexendo onde não deve, se tiver dúvida sobre alguma configuração procure no google, pois com certeza outras pessoas já tiveram as mesmas dúvidas.

 menu_configuração

layout

TEMA/LAYOUT DO BLOG

Chegamos em uma parte simples e complicada ao mesmo tempo, o tema é a cara do blog, as configurações de fontes, posicionamento, cor e etc… Instalar um tema é muito fácil, se tiver dúvida olhe este post AQUI. A parte difícil é encontrar que vc goste, e ainda se for Premium (pago) que caiba no seu orçamento, mas a Maanuh te ajuda hehe, segue abaixo alguns links de sites pra vocês acharem temas gratuitos e pagos, só procurar:

 

1 – Temas Brasil – 2 – Theme Forest – 3 – Tudo para WordPress – 4 – Elegant Themes –  5 – Theme Junkie –  6 –  Mojo Themes – 7 – Templatic

 

Escolha um tema que te agrade e que seja leve para leitura, ninguém vai querer passar o dia lendo um blog com cores muito fortes, berrantes, ou com fontes minúsculas, não acham?  Se você não tem alguém para alterar seu layoutt já existente mas tem como pagar 30/40 reais, é interessante comprar um Layout Premium, pois já vem do jeito que você escolheu.

 
PLUGINS

Um grande diferencial do WordPress é a vasta coleção de plugins, existem milhares e 90% é gratuito, vou apresentar alguns que eu acho interessante:

 
Akismet

Sem brincadeira, acho que 100% dos blogs grandes usam esse plugin, quando começar a ter um pouquinho de comentário você vai ver como ele é indispensável. Ele faz basicamente o seguinte, todo comentário que é feito no blog ele faz uma análise para ver se é spam, ele usa uma base internacional para saber se é spam ou não, e quando tem dúvida ele te pergunta, a sua resposta é valiosa pois ajuda outros blogs que podem ser vítimas do mesmo spam que você, para quem não sabe spam são aqueles comentários indesejáveis feitos por robôs. Pra vocês terem uma ideia, o meu já bloqueou 165.000 spans até agora, imagina se eu tivesse que selecionar isso tudo dentre os comentários verdadeiros ein! Esse plugin já vem instalado no WordPress é só ativar, você pode acessar a página dele para mais informações – AQUI

 

Google XML Sitemaps
Basicamente ele cria um mapa do seu site para os motores de busca indexarem seu site mais rápido. Esse plugin não faz diferença alguma para os leitores, mas faz bastante diferença para a saúde do seu blog, então não deixe de instalar.

 

Contact Form 7
Se você quiser colocar um formulário de contato no seu Blog, para as pessoas entrarem em contato com você, certamente você vai gostar desse plugin, simples e fácil de usar.

 

Related Posts Thumbnails
Esse plugin serve para no final dos posts, ou da página ele apresentar outros posts para o leitor visitar no seu blog, mais pra frente você vai entender o quanto isso é importante.

 

WP Smush.it

O que esse plugin faz basicamente é compactar as imagens do seu blog, imagens pesadas atrasam no carregamento e podem te custar alguma coisa futuramente já que as empresas de hospedagem cobram por faixa de tráfego, quanto maior uma imagem, mais tráfego ela gasta para ser carregada.E claro, Facebook e Instagram for WordPress; Plugins para redes sociais, são os melhores que encontrei até hoje

 

CONCLUSÃO

Agora já temos nosso Blog instalado e configurado, prometo que a parte mais chata passou, os próximos posts vão ser dicas sobre ferramentas e funcionamento dos blogs: tratamento de imagens, edição de vídeo e etc… Aguardem que semana que vem tem mais!

 

Siga o Blog da Maanuh:

 Facebook |  Twitter |  Youtube

 Instagram: @maanuhscota

28 respostas para “Como criar um blog? Instalação e Configuração”

  1. Thaize Aizza disse:

    Primeira coisa legal do dia, vir aqui no seu blog *-*, aa eu nunca vi um blog explicar tudo isso, em detalhes maanuh, realmente um belo post, não vejo a hora de chegar na parte de edição vídeos e tals !

    • Maanuh Scotá disse:

      Pois é, eu até acho chato se quer saber hahaha. Mas meu marido bateu o pé que quando a gente começou não achamos nada disso e que ele queria porque queria explicar tudinho, aí deixei né, mas até eu não vejo a hora de chegar nas partes realmente interessantes kkkkkkkk

  2. Jaqueline Souza disse:

    bom conhecer o outro lado. como tudo eh feito. 🙂

  3. Oii linda entrei aqui por a caso e simplesmente amei muito lindo seu blog e tem cada dicas ótimas…amiga vou te fala você tem jeito com a coisa rs e ganho uma nova leitora eu ahahaha

    adorei msm seu cantinho to seguindo se poder ver o meu também ia ficar muito contente obg beijos uma ótima semana!!!

    https://www.facebook.com/fazsuamoda

    http://politcamenteincorreta.blogspot.com.br/

  4. Débora Laura disse:

    A primeira parte legal de como montar, ansiosa para o resto *-*

  5. Kelli Marques disse:

    Ameiiii !!! eu estou começando nesse mundo blogger 🙂

  6. Camila Betini disse:

    Oi, Manu! Então, dinheiro é uma coisa que sempre nos falta, né? Já estou querendo dar uma carinha mais profissional pro meu blog, mas não sei o que fazer primeiro. O layout ou o domínio? O que você julga mais importante? Beijos e adoro seu trabalho!

    http://www.praxefeminina.blogspot.com.br

  7. Josy disse:

    Ei Manuh..tomara que vc responda meu comentário..rs estou amando seu blog.Eu tenho um blog há 8 meses e é no wordpress queria colocar um domínio,é preciso pagar hospedagem,ou só o domínio? Vc acha que já está na hora de ter um domínio ou eu devo esperar mais? Beijãooo

  8. Emanuele disse:

    Maanuh,não consegui criar meu blog ainda ;/ e mt complicado.

  9. Gi disse:

    Maanuh amei tudo por aqui! Me deu umas idéias e inspirações, não te largo mais! Parabéns pelo belo trabalho flor!

  10. Elainne disse:

    Simplesmente lindo seu blog, estou adorando acompanhar seu trabalho.
    Queria uma ajudinha. Estou começando nesse universo de bloquera, ainda tenho duvida sobre a hospedagem e domínio. Mesma duvida que Josy.

    beijão

  11. Dayenne de Sousa disse:

    Estou adorando as dicas Maanuh! COnheci seu blog a pouco tempo e estou amando!

    Meninas estou criando meu blog tbm… é necessário os dois tanto domínio quanto hospedagem! O domínio é como se fosse o endereço da sua casa e a hospedagem é a sua casa, o terreno onde ela está!

  12. Renata disse:

    Manuuuh, estou criando um blog e nao to conseguindo mexer direito no wordpress, nao consigo editar a cor da fonte a largura da frente como faco???

  13. Cintia Rojas disse:

    Maanuh, aonde chega a parte do retorno desse “investimento”? Como ganhar um “troco” anunciando no próprio Blog…Pede patrocínio ou espera algum convite?
    bjo bjo :*

  14. Organizzada disse:

    Olá!
    Adorei as dicas!
    Agradeço a explicação sobre as configurações.
    Um abraço.

  15. CHRISTINA DE OLIVEIRA disse:

    pareeece facil….mas eu chego lá!!!! não vejo a hora de por meu blog no ar….

  16. Raysa disse:

    ai jesus, maanuh quero muito ter um blog mas acho que nao vou dar geito
    e também nao tenho muitas roupas para estar postando look´s todos os dia

  17. Rafaela disse:

    Olá, Manuh, Tudo bem? Li todas as suas publicações de como ter um blog, já tenho o meu desde agosto desse ano, tenho 653 visualizações (achei que não ia passar dos 100 rsrrs), a minha dúvida é a seguinte, o meu blog está no blogger, contratei uma pessoa para deixar com a minha cara, se eu quiser mudar para o wordpress por exemplo, o que devo fazer? *ainda não tenho o domínio. Desde já obrigada, e um grande beijo.

  18. Camys Silva disse:

    Muito legal da sua parte fazer isso por nós, eu msm num fazia a minima ideia do que era plataforma, hospedagem, só sabia o que era domínio e olhe lá kkk!
    Muito obrigada pelo esclarecimento de tudo! obg msm
    Sucesso pra vc! bjão

    https://umafilhadepastor.wordpress.com/

  19. Emi disse:

    Acho tão complicado essas coisas kk

  20. Oi flor! Estou começando um blog na plataforma WordPress e vim parar aqui no seu blog rs suas postagens paa blogueira iniciantes estão sendo bem úteis pra mim. Beijos e continue assim ??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+

Top comentaristas

  • Top Commentator Award Emi (230)
  • Top Commentator Award Gabriele (222)
  • Top Commentator Award Ana Paula Barbosa (178)
  • Top Commentator Award Mônica Rodrigues (35)
  • Top Commentator Award Milene Silva (20)
  • Top Commentator Award Karine Rangel (15)
  • Top Commentator Award Ana Monteiro (8)
  • Top Commentator Award Taciane Araujo (7)
  • Top Commentator Award Yasmin (7)
  • Top Commentator Award Hevane soares (6)